Banner_head Governo do Estado

Banner_head camara fortaleza

sábado, 19 de dezembro de 2020

Processo de implantação do Curso de Medicina da URCA avança e é destaque em audiência pública


Em Audiência Pública da Câmara Municipal do Crato, que ocorreu de forma virtual, na sexta-feira, 18, o primeiro ato público diante dos debates relacionados à criação do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA), foram apontados avanços. O curso entrou na fase de criação e está tramitando nas instâncias necessárias, como os conselhos da URCA, Consuni e CEPE, para seguir o processo legal de implantação.

O debate sobre o curso de Medicina da URCA, um sonho que vem sendo debatido há algumas décadas em Crato, passará a ser uma realidade a partir do próximo ano. Com todos os processos seguindo os encaminhamentos previstos, o primeiro vestibular da instituição passa a ocorrer com a partir de Junho de 2021, iniciado com a primeira turma no segundo semestre.

A audiência foi realizada por meio requerimento do vereador Amadeu Freitas (PT), e contou com a presença do Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, o Reitor em Exercício da URCA, Carlos Kleber de Oliveira, o Reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, o ex-Reitor Patrício Melo, além de da Chefia de Gabinete, com o Professor Edmar Pinheiro, Pró-Reitores, componentes do corpo docente, da Comissão Especial de Criação do Curso, servidores e vereadores do Município do Crato.

O Reitor Lima Júnior relatou todos os levantamentos que foram feitos, do ponto de vista técnico, para serem apresentados junto ao Governo do Estado, demonstrando com isso a necessidade e viabilidade do curso para a formação de novos profissionais da área médica. Atualmente, segundo ele, o Ceará é o 4º Estado em número de cursos da área médica no Nordeste. São oito faculdades de Medicina no Estado, sendo 4 particulares e 4 públicas. No Cariri, estão dois dos cursos, sendo um público e outro privado.

O Crato será sede do curso que iniciará referenciado na formação voltada à atenção básica de saúde, com a construção de um centro médico de atendimento em terreno ao lado do Seminário São José, local proposto para sediar o novo curso da URCA.

No último mês de setembro, a Comissão Especial, formada em sua grande parte por docentes da URCA, presidida pelo Professor Dr Galberto Martins, e o Reitor, Vice-Reitor, o coordenador da Fundação Osvaldo Cruz no Ceará (Fiocruz), Carlile Lavor, Professor dr. Galberto Martins, o Professor e Médico, Marcos Cunha,da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Professor dr. Francisco Cunha, entre outros docentes, estiveram realizando visita técnica às instalações do prédio do Seminário. O local foi a primeira instituição de ensino superior do Estado.

O vereador Fernando Brasil, que esteve presidindo a sessão, destacou a luta realizada com o envolvimento das instituições, principalmente e URCA, Prefeitura Municipal e Governo do Estado, além de todas as entidades envolvidas, na busca de concretizar um antigo sonho para o Crato e o Cariri.

O autor do requerimento, Vereador Amadeu Freitas, afirma que a criação de um curso de Medicina agrega muito à universidade, além de trazer suprir uma estratégia pensada, além do seu caráter público, de saúde pública, com formação para a saúde coletiva. “Isso agrega para atrair à região estudantes das mais diversas modalidades. A URCA cresce e se valoriza”, afirma. Para Amadeu, esse novo curso também virá para romper um elitismo de um curso de medicina para a região. Segundo ele, é importante que o legislativo se aproprie para fortalecer essa luta.

O Prefeito José Ailton Brasil parabenizou por todo o trabalho desenvolvido até o momento, destacando o projeto como arrojado, pé no chão, além de muito técnico. Ele destacou a seriedade e disse agora aguardar a aula inaugural, que será um grande momento de alegria e festa para o Crato e região. “O curso é um grande passo para o Crato, uma das maiores conquistas para a cidade, graças ao Governador Camilo Santana”, afirma.

Qualidade dos cursos da URCA

O Reitor em Exercício, Carlos Kleber de Oliveira, destacou a iniciativa de compartilhar através do legislativo esse momento com a sociedade. Ele ressaltou a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação da URCA. “Dos 26 cursos de mestrado existentes no interior do Estado, 13 são ofertados pela Instituição, além de quatro cursos de doutorado”, disse ele.

Para o Reitor em Exercício, esse é um grande projeto, que está atrelado ao atendimento na área da atenção básica voltado à população, para quem mais precisa no Município do Crato. “É crucial para a melhoria da vida das pessoas, inclusive desafogando os atendimentos de maior complexidade”, explica.

Ele destacou a articulação, com envolvimento dos atores principalmente de grandes pesquisadores vinculados ao doutorado de Química Biológica da URCA, trazendo os cursos que mais se aproximam da formação de Medicina, como os da área da Enfermagem, além das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação e a de Assistência Estudantil, e a articulação com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), através de articulação com a URCA. Professor Carlos Kleber ainda destacou a atuação do Governador do Estado, Camilo Santana, além do Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, em prol de um projeto grandioso, que irá levar a URCA a um novo patamar.

Últimas notícias