segunda-feira, 20 de julho de 2020

Sarto confere preparativos para retomada de atividades presenciais na AL


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), visitou setores do Parlamento nesta segunda-feira (20) para conferir medidas sanitárias adotadas para a retomada das atividades presenciais. Ele também fez exame de PCR, teste biológico para detecção de Covid-19, etapa que deputados e servidores estão cumprindo para a realização de sessão plenária nesta quinta-feira (23).

De acordo com Sarto, esta etapa foi precedida de uma cautelosa averiguação junto às autoridades de Saúde do Estado e do Município sobre medidas que pudessem ser tomadas pela Assembleia para prevenir contágios. “Estudamos passo a passo as medidas de segurança que são fundamentais para garantir a saúde de todos os deputados, servidores e imprensa”, enfatizou.

Ele acompanhou, nesta manhã, os últimos preparativos para a realização da sessão plenária. Totens com álcool em gel e equipamentos de proteção individual foram disponibilizados. A Casa está sinalizada sobre distanciamento social, higiene e utilização dos espaços. Além disso, foram adquiridos equipamentos de medição de temperatura que ajudarão no controle de acesso às dependências da Casa. Por enquanto, estão suspensos eventos e atendimento ao público.

“Já fizemos testes rápidos. Isso para deputados, assessores, servidores, imprensa, segurança, terceirizados que nos ajudam na manutenção da higienização. Fizemos ressanitização, que é um processo de higienização mais aprofundado”, destacou. Servidores continuarão trabalhando de forma remota, exceto aqueles que são necessários para o funcionamento administrativo e a realização da sessão.

Na quinta-feira, os deputados estaduais deverão registrar presença e voto somente nos terminais eletrônicos correspondentes às próprias bancadas. Será permitida a cada parlamentar a presença de até quatro assessores por gabinete, no entanto somente um poderá ter acesso ao plenário.

Sarto enalteceu ferramenta desenvolvida pelos setores de tecnologia da informação e de comunicação da Casa, que permitirá a realização de sessão num modelo híbrido, presencial e remoto. Segundo ele, o formato permitirá que deputados que integram o grupo de risco participem da sessão de forma remota, se desejarem, inclusive do próprio gabinete.

O presidente da Assembleia acrescenta que os parlamentares poderão apartear um orador pela internet. Aqueles que estiverem presencialmente no Plenário usarão as tribunas de forma alternada, garantindo a higienização dos espaços entre os pronunciamentos.

Últimas notícias