Banner Governo do Estado

RADIO

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Sarto anuncia que primeira sessão presencial da Assembleia, após período de isolamento, será no dia 23


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual José Sarto (PDT), fez pronunciamento na manhã de hoje (16), durante abertura da sessão deliberativa remota, e anunciou que a primeira sessão presencial, após período de distanciamento social, deve ocorrer na próxima quinta-feira, dia 23. Para isso, além dos testes rápidos já realizados, deputados, assessores e servidores serão submetidos a exames de PCR nos próximos dias. A Casa também já dispõe de totens com álcool em gel, equipamentos de proteção individual e sinalização com informações sobre distanciamento social e informações preventivas.

De acordo com Sarto, a retomada gradual de atividades do Poder Legislativo acompanha a quarta fase do plano de flexibilização das medidas de isolamento social em Fortaleza. “Quando começamos a imaginar o retorno, várias datas foram propostas e a proposta que foi acatada pela maioria dos deputados e deputadas foi o retorno com a última fase (do plano de flexibilização)”, ressaltou.

Os exames de PCR serão realizados nesta sexta-feira (17), sábado (18) e segunda-feira (20) por agendamento. Farão o exame somente deputados, assessores e servidores diretamente ligados ao Plenário, pois, neste primeiro momento, a atividade presencial será restrita à realização de uma sessão plenária por semana. O uso das duas tribunas ocorrerá de forma alternada, permitindo que a área seja higienizada entre os pronunciamentos.

“Deputados que por acaso estejam no grupo de risco ou que tenham comorbidades podem eventualmente participar da sessão em casa. Mas, se quiserem, podem vir à Assembleia participar (da sessão) do seu gabinete via internet”, enfatizou. Para preservar a segurança de todos, não será liberado ainda na primeira fase o acesso de visitantes. Servidores que integram grupos de risco continuarão em teletrabalho.

Ainda que a atividade presencial seja restrita à sessão plenária, o parlamentar reforçou a importância de todos continuarem cumprindo as recomendações sanitárias. “A gente sabe que todo mundo tá nessa quarentena em casa e que tem uma ansiedade natural por se aglomerar, rever amigos, rever família, rever irmãos, até rever adversários. Porque tudo isso é muito natural, o ser humano é um ser social. Mas a gente pede a compreensão para que, nesse primeiro momento, a gente possa obedecer, evitar aglomerações”, destacou.

O deputado pontuou também que a sede da Casa está passando por novo processo de sanitização, medida que já havia sido adotada no início da pandemia. Além disso, foram adquiridos equipamentos de medição de temperatura que ajudarão no controle de acesso às dependências da Assembleia.

Últimas notícias