segunda-feira, 18 de maio de 2020

Primeira vacina testada em humanos é segura e gera boa resposta imunológica, diz empresa


A farmacêutica americana Moderna anunciou nesta segunda-feira, 18, que a primeira vacina contra o coronavírus testada em humanos teve uma boa resposta imunológica nas primeiras oito pessoas que receberam doses da imunização. De acordo com Dr. Tal Zaks, diretor médico da Moderna, se os testes forem bem sucedidos, uma vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o fim deste ano ou no início de 2021. As informações são do portal de notícias O Globo.

Os resultados da pesquisa são baseados na reação das primeiras oito pessoas que receberam duas doses da vacina, desde março. Os voluntários saudáveis produziram anticorpos testados em células humanas em laboratório, que foram capazes de impedir a replicação do vírus. Conforme observado, os níveis dos anticorpos neutralizantes eram correspondentes aos encontrados em pacientes que se recuperaram da doença após contrair o vírus em suas cidades.

A segunda fase dos testes da vacina deve ocorrer em breve, segundo informou a empresa de biotecnologia Moderna. A nova etapa envolverá 600 pessoas. Há ainda uma terceira fase, prevista para julho, que contará com a participação de milhares de pessoas saudáveis. Até o momento, não há tratamento ou vacina comprovada contra o coronavírus.

Últimas notícias