Banner_head Governo do Estado

Banner_head Fortaleza

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Deputados do PV querem a convocação do ministro Ricardo Salles


Parlamentares do Partido Verde na Câmara dos Deputados reuniram assinaturas de 175 deputados e entraram com pedido de convocação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em sua fala polêmica durante gravações da reunião ministerial divulgadas recentemente, o gestor da pasta afirmou que o momento da pandemia era oportuno para que fossem adotadas medidas infralegais e atos normativos que visassem à desburocratização e simplificação de processos ambientais. “Vamos passando a boiada”, afirmou Salles.

Autor do requerimento, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF) garante que "ele vai ter que se explicar”. “A bancada do PV está mobilizada para impedir que nenhum boi passe no parlamento. Já colocamos a MP da Grilagem (MP 910) para caducar, e não vamos medir esforços para barrar o PL 2633, dentro do mesmo tema. Não haverá conivência com a destruição do meio ambiente".

Para o deputado Célio Studart (PV-CE), que subscreve a ação, “as falas do ministro do Meio Ambiente no sentido de que é o momento de aproveitar a crise sanitária do coronavírus para poder afrouxar leis ambientais são extremamente criminosas, mostram o seu despudor, mostram a total falta de compreensão temática da Pasta que ocupa, onde ele confunde a atuação do Ministério da Agricultura com a ação do Ministério do Meio Ambiente, que deveria zelar, que deveria preservar pela questão ambiental no país”, afirma.

O pedido vem no mesmo momento que a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgam relatório sobre a Mata Atlântica. O estudo, apresentado nesta quarta 27, mostra que o desmatamento do bioma no Brasil cresceu 27% entre 2018 e 2019. Durante a pandemia, em abril, os alertas de desmatamento da Amazônia registraram aumento de 63,75% em relação ao mesmo mês do ano passado.  Nesse contexto, a estratégia de atuação do ministro Salles vai na contramão, com uma agenda de flexibilizações de marcos ambientais e à revelia do parlamento.


Também assinaram o requerimento de convocação os deputados federais Enrico Misassi (PV/SP) e Leandre (PV/PR).

Impeachment de Salles

Sob a coordenação dos deputados Professor Israel Batista (PV-DF) e Célio Studart (PV-CE), a bancada do Partido Verde protocolou na última segunda pedido de impeachment do ministro. Mediante a fala na reunião ministerial, ficou comprovado o desvio de finalidade da função e crime de responsabilidade.

Últimas notícias