quinta-feira, 7 de maio de 2020

Escolas obtêm sucesso na utilização de ferramentas digitais como suporte para aulas remotas

A realização de aulas em formato virtual, em decorrência da necessidade de distanciamento social, apresentou um desafio para escolas e professores, que precisaram adaptar-se ao novo contexto. A utilização de ferramentas digitais tem ajudado a encurtar distâncias e auxiliado de forma sensível a continuidade das atividades escolares, de maneira remota, permitindo que o ritmo de estudos não seja quebrado pela paralisação das ações presenciais, além de preservar os vínculos afetivos entre as pessoas. A Secretaria da Educação (Seduc) vem incentivando e dando suporte à adoção de estratégias variadas por parte das escolas no sentido de encontrar boas alternativas pedagógicas e não deixar nem um aluno para trás. Neste sentido, lançou a Conexão Seduc, com o objetivo de valorizar a experiência de professores e gestores escolares da rede pública estadual cearense.
Em Cascavel, na Escola de Ensino Médio (EEM) Ronaldo Caminha Barbosa, as plataformas Google Classroom e Meet vêm viabilizando a manutenção do processo de ensino e aprendizagem. Conforme a diretora da unidade de ensino, Amélia Sampaio, a primeira ferramenta auxilia na disponibilização de materiais como vídeos, slides e atividades aos alunos, que podem ser acessadas a qualquer hora do dia. Enquanto isso, o Meet propicia o contato entre professores e estudantes em tempo real, oferecendo a oportunidade de tirar dúvidas.
“Com o Classroom, nossos professores passaram a postar e a receber atividades, deixar mensagens e atribuir notas. Esta plataforma auxilia bastante o trabalho do professor, como também facilita para o aluno a realização das tarefas virtuais. No Meet, abrimos três salas virtuais, sendo uma para cada série, com encontros diários das 14h às 16h”, explica.

Últimas notícias