sábado, 2 de maio de 2020

Apoiador de Bolsonaro faz tumulto em frente à delegacia onde Moro depõe


O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro vai prestar depoimento na sede da  Polícia Federal em Curitiba (PR) na tarde deste sábado (2). Moro voltou a morar na capital paranaense depois que saiu do cargo no governo federal.

Antes do ex-ministro chegar a delegacia, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro foi até o local onde o depoimento vai ser prestado e protestou contra o ex-ministro.  O apoiador também tentou agredir fisicamente a imprensa. Veja a seguir um vídeo do acontecimento:
O depoimento  é para prestar informações em inquérito que investiga as acusações feitas pelo ex-ministro contra o presidente Jair Bolsonaro. Ao sair do cargo no dia 24 de abril, Moro afirmou que Bolsonaro interferiu politicamente na Polícia Federal e tentou obter informações em inquéritos abertos nos Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de depoimento foi feito pelo ministro do STF Celso de Mello, que relata o caso na Corte. A investigação foi aberta a pedido do procurador geral da República, Augusto Aras, e autorizada pelo Supremo.

O inquérito solicitado por Aras visa apurar tanto a conduta de Bolsonaro quanto se as acusações de Moro são verdadeiras. Se não forem, o ex-juiz terá de responder por denunciação caluniosa.
Em entrevista à revista Veja, Moro classificou como “intimidatória” a requisição de abertura de inquérito que o coloca como possível responsável por calúnia e denunciação caluniosa.

A procuradoria disse, em nota, que a petição de inquérito “apenas narra fatos e se contém nos limites do exercício das prerrogativas do Ministério Público, sem potencial decisório para prender, conduzir coercitivamente, realizar busca e apreensão, atos típicos de juízes - e, só por isso, não tem caráter intimidatório”.

(Congresso em Foco)

Últimas notícias