sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Seagri recebe esclarecimento acerca da Peste Suína


Técnicos da Secretaria de Agricultura de Juazeiro do Norte (Seagri) estiveram reunidos ontem (quarta-feira 17), com integrantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). O evento contou com a presença do titular da pasta, Secretário Romão França. O objetivo do encontro foi o esclarecimento acerca da Peste Suína, doença causada por vírus, que apresentou foco no município de Forquilha, na região norte do Estado.

A peste suína é uma doença infecciosa, ataca suídeos (porcos) domésticos e selvagens. Os sinais mais comuns são manchas pelo corpo, conjuntivite, secreção nasal, tremor, paralisia e morte dos animais. Não é considerada zoonose, portanto, não afeta o homem, porém, causa grande prejuízo às criações de suínos.

Segundo os técnicos da Adagri, Roger Henrique e Fabiano Rocha, a doença se alastra através do contato do animal com comida infectada, não sendo recomendado aos produtores de suínos a alimentação através de sobras de alimentos. A Adagri já montou uma força-tarefa com a finalidade de identificar e conter o foco da Peste Suína no Estado.

Segundo o Secretário de Agricultura, Romão França, as explanações foram em caráter informativo visando a socialização das informações sobre o acontecido na região norte do Estado. “O encontro nos dá subsídios para que saibamos identificar os sintomas da doença, caso venha a ser identificada algum foco na zona rural de Juazeiro do Norte”, reforça Romão França.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias