quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Saúde e cuidados foram temas das atividades da Semana do Servidor nesta quarta-feira (24)

Diariamente, milhares de trabalhadores municipais ocupam-se no atendimento direto à população, em postos de saúde, escolas, secretarias, dentre outros. Lidam com grandes responsabilidades e muitas vezes, neste cuidado contínuo com o outro, quer seja ele o cidadão ou outro servidor, acabam esquecendo de cuidar de si.

Na tarde desta quarta-feira, as Secretarias de Saúde e de Administração levaram uma proposta diferente para os colaboradores: cuidar de todos os presentes. Ao adentrar no Núcleo de Práticas Jurídicas, em Crato, eles foram acolhidos no Corredor do Cuidado. Lá assistiram a palestra “Síndrome de Bornout” – A Saúde Mental por um fio, com o psicólogo e professor da UNILEÃO, Dr. Marcos Teles.

A síndrome é uma consequência do acúmulo excessivo de estresse em trabalhadores que têm uma profissão muito competitiva ou com muita responsabilidade, tornando o dia de trabalho em um sacrifício que envolve nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo ou tonturas, por exemplo.

Para Teles, este é um grande momento do município, onde abre espaço e o debate para que os servidores falem de seus problemas e enfermidades, mas antes de tudo, pratiquem o autocuidado. “Tenho certeza que cada um que está qui, tem uma função importante para a manutenção do município e é preciso este autocuidado para não adoecer”, afirmou.

Após a explicação do tema, foi aberto ao debate e também para as dúvidas e manifestações livres. Para a servidora Marlene Freire, que atua no Centro Pop, o momento foi de alerta: “vamos cuidar de nos cuidar. No nosso dia a dia, no trabalho, acabamos entrando no automático. Damos um bom dia ao colega, mas não paramos para saber como está realmente o dia dele, se ele está bem, para ouvi-lo. Temos que desacelerar um pouco”.

A programação continuou com sessões de massoterapia, reike, auriculoterapia, atendimento médico e, por fim, a dança circular. As ações foram desenvolvidas por parceiros e também por profissionais da própria estratégia da Saúde da Família. A enfermeira da UBS Ponta da Serra, levou a auriculoterapia, que já pratica no seu posto de trabalho e também a dança circular, fazendo um momento demonstrativo de reflexão e meditação.

O vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, acompanhou o momento e disse estar muito feliz com o resultado. Ele conta que, durante o planejamento da semana, foi identificado que tinha esta lacuna no cuidado com o servidor. “Pensamos no que poderíamos oferecer para os colaboradores, de que forma a gente poderia demonstrar a gratidão pela colaboração de todos nos resultados da gestão, e foi justamente o que saiu: vamos oferecer saúde, cuidado, amor, carinho”.
Para o gestor, há a preocupação de toda a gestão no cuidado com os servidores, com a proposição de ações com os colegas e, durante a Semana do Servidor, foi concretizado algumas ideias que já vem sendo discutidas, inclusive, para serem inseridas no trabalho das UBS, como as práticas integrativas complementares. “Elas não estão na rotina da saúde, por completo, mas estamos discutindo com os servidores a integração dessas metodologias terapêuticas para o nosso público”, comentou.
Também esteve presente na ocasião, a Secretária de Administração, Águeda Duarte.

Programação
As atividades desta quinta-feira (25) acontecem o Largo da RFFSA, com a Mostra Cultural, das 17h às 20h, com apresentações teatrais de grupos tradicionais da cultura popular, oficina de dança e exposição plástica.
No dia 26 de outubro, no Crato Tênis Clube, às 20h, será realizado o Baile Dançante, com a presença do prefeito municipal Zé Ailton Brasil.
O encerramento das comemorações será com um dia de lazer no Arajara Park, com entrada gratuita para os servidores municipais. A Prefeitura disponibilizará transporte, com saída prevista para às 7h, do Paço Municipal, e retorno às 14h.

Últimas notícias