quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Mutável e permanente como a arte, Teatro Sesc Patativa do Assaré completa dez anos de fundação


Dez anos atrás, a fervilhante produção artística do Cariri necessitava de uma casa de arte para receber espetáculos de teatro, música, dança e diversas linguagens criadas pelos artistas da região. Da mesma forma, os moradores mereciam um local com estrutura apropriada, onde pudessem apreciar o encantamento da arte no seu cotidiano e ter acesso contínuo a atrações culturais.
Este equipamento cultural sonhado por tantos caririenses abriu as portas no dia 7 de novembro de 2008, batizado como Teatro Sesc Patativa do Assaré. Na época, a contribuição de milhares de empresários do comércio, associados ao Sistema Fecomércio Ceará, tornou possível seu erguimento e segue ainda hoje mantendo suas atividades.
Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Sesc Ceará comemora a primeira década de fundação, com programação especial de aniversário. Em Juazeiro do Norte, acontecem espetáculos teatrais, exposições, palestras e shows. No dia 4/10, às 20h30, os músicos Waldonys, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Ana Paula Nogueira e o sanfoneiro Ranier Oliveira cantam repertório de canções queridas do público caririense.
Na segunda-feira, às 19h, será lançado o quadrinho Os Reisados do Cariri Cearense, seguido do espetáculo do Grupo Ninho de Teatro. Na terça, o lançamento será do cordel: Patativa do Assaré em Todos os Cantos; a peça da Cia. Livremente de Teatro será encenada na sequência. Na quarta-feira (7), também às 19h, o grupo paulista Núcleo Toada apresenta o espetáculo “Terceira Toada para João e Maria - Descorrigindo Chico”. (ver programação completa).

Portas abertas
Todos os anos, a programação artística do Sesc do Cariri chega para duzentas mil pessoas em média. Boa parte dela é abrigada pelo Teatro Patativa do Assaré em atrações permanentes, como Semana de Dança do Cariri, Semana Sesc de Artes Integradas,  Mostra de Bandas Sesc Sonoridades, Estacionamento da Música, Palco Giratório e a grande Mostra Sesc Cariri de Culturas.
Companhias locais de teatro, como a Cia. Livre Mente, e atores nacionais como, Eduardo Moscovis, Marjorie Estiano, Felipe Abib, Luís Melo, Eriberto Leão, já se apresentaram no local, além de músicos como Cidade Negra, Fafá de Belém, Toquinho, Jorge Vercillo e vários outros.
Para a população de Juazeiro do Norte, este espaço cultural do Sesc está aberto o ano inteiro com exibições de cinema, peças teatrais, shows com entradas gratuitas ou a preços populares. “Qualquer pessoa, grupo ou escola que queira conhecer o Teatro pode vir”, convida Sérgio Magalhães, supervisor de cultura da Unidade Sesc em Juazeiro do Norte.
Programação:

4/11 – Domingo
Abertura da Exposição: 10 Anos do Teatro SESC Patativa do Assaré
Artistas: Exposição Coletiva
Horário: 19h
Local: Foyer – Entrada do Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre                                             

1º Encontros Musicais
Apresentação musical com os artistas:
Waldonys, Fábio Carneirinho, Ana Paula Nogueira e Ranier Oliveira.
Horário: 20:30h
Local: Terreiro da Mestra Margarida
Classificação: Livre (adulto)
Troca de ingressos por Intens. de Higiene pessoal e produtos de limpeza para o Mesa Brasil


5/11 – Segunda-feira
Lançamento do Quadrinho: Os Reisados do Cariri Cearense em Quadrinhos
Artistas: Allan Jefferson da Silva – Juazeiro do Norte/CE
Horário: 19h
Local: Foyer – Entrada do Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre                                             

Espetáculo: Avental Todo Sujo de Ovo
Grupo Ninho de Teatro – Crato/CE
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: 12 anos 
Distribuição de ingressos a partir de duas horas antes do inicio do espetáculo                                            

Últimas notícias