terça-feira, 9 de outubro de 2018

Pesquisa sobre incidência de arboviroses será realizada em Juazeiro do Norte


Será realizada em Juazeiro do Norte uma pesquisa do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), intitulada “Inquérito soroepidemiológico e molecular de Dengue, Chikungunya e Zika na cidade de Juazeiro do Norte – CE”. A mesma terá o apoio da Secretaria de Saúde do Município (SESAU), da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.

O estudo conduzido pela pesquisadora Kalline de Almeida, pretende identificar quanto da população foi acometida por estas doenças e também quais seriam os possíveis fatores associados a elas.
Na última segunda-feira (08), foi realizada uma reunião com a pesquisadora e representantes da SESAU, entre eles a secretária executiva de Saúde, Glauciane Torres, coordenadores do Núcleo de Controle de Endemias, Atenção Primária, Vigilância à Saúde, Vigilância Epidemiológica, além da coordenadora da 21ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O objetivo da reunião foi apresentar a pesquisa e articular o apoio da SESAU, que se dará através do suporte na aplicação dos questionários e coleta de sangue venoso da população para realização de alguns exames laboratoriais.

“Juazeiro foi escolhido por ter uma grande população, é a 3ª maior cidade do Ceará, e por nunca ter sido feita nenhuma pesquisa sobre a incidência dessas doenças no Município. É importante que a gente conheça como é que estão essas arboviroses para que a gente veja se as ações estão sendo efetivas, se precisa melhorar, como que a gente tem que se preocupar com essas doenças. É um benefício adicional para a população porque ela vai ter acesso ao resultado dos exames”, explicou a pesquisadora Kalline de Almeida.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias