terça-feira, 23 de outubro de 2018

Nota de esclarecimento sobre cães encontrados mortos em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através do Centro de Controle de Zoonoses, vem a público esclarecer que está sendo realizada investigação policial, a respeito dos cães encontrados mortos em área do bairro Campo Alegre, nesta segunda-feira, 22. Segundo a coordenação do CCZ, em primeiro momento, os cadáveres podem ter sido desovados no local, ou mesmo mortos na área. Hoje pela manhã, a Polícia esteve no bairro. Além disso, a coordenação do Centro, juntamente com técnicos, também estará no local. Já foram encontrados cerca de cem cachorros.

Os animais foram vistos em dois lugares por moradores da comunidade, num matagal. O CCZ solicitou a CTI ambiental, após investigação policial na área, que os animais fossem retirados para incineração. Os cães foram queimados e estavam amarrados um ao outro.

Há especulações, conforme a coordenação do Centro, que um veículo Kombi, de cor branca, esteve recolhendo animais na cidade. O CCZ solicita que a população auxilie nas investigações, fotografando o veículo e denunciando as pessoas que possivelmente estejam coletando animais, sem autorização.

Matar e submeter animais a maus tratos é crime ambiental. Está previsto no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei 9605/98 prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar”, qualquer tipo de animal.

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias