segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Detran - Ceará faz adesão ao CRLV digital

A partir de hoje, 1°, o Detran do Ceará oferece a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Com a tecnologia, os motoristas do estado vão poder levar todos os documentos de porte obrigatório em seus smartphones. A versão eletrônica do documento do veículo ficará disponível, juntamente com a CNH Digital, no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que pode ser baixado nas lojas para dispositivos iOS e Android. Até o fim do ano, todos os Detrans do país vão oferecer o CRLV digital. A cerimônia de lançamento reuniu autoridades nacionais e locais.

Vanguarda
A ferramenta foi apresentada pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que lembrou que a CNH e o CRLV digitais são “fruto de uma aliança entre o governo federal e os estados para simplificar a vida do cidadão”. Baldy anunciou uma próxima inovação, que trará a possibilidade de compartilhamento do documento veicular eletrônico. Já o diretor do Denatran, Maurício Alves, afirmou que “o Ceará agora faz parte de uma vanguarda tecnológica”. O diretor relatou que, na última semana, a Carteira Digital recebeu aplausos em Genebra, onde foi apresentada no Fórum Mundial de Segurança Viária. Já o superintende do Serpro, Brenno Bello, avaliou que a carteira é “mais um passo rumo à desburocratização, com cada vez mais documentos e serviços digitais na palma da mão do cidadão brasileiro”.

Assim como a CNH Digital, o CRLV traz todas as informações do documento impresso e um QR Code que pode ser lido facilmente para verificar sua autenticidade. Além disso, há a possibilidade de exportação em arquivo pdf, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação que exija um documento autenticado. Uma das vantagens do documento veicular digital é que o cadastro do veículo pode ser feito no próprio aplicativo, não exigindo que o proprietário compareça ao Detran. Basta o usuário informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital, não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel. Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, já disponível na APP Store e Google Play.

Últimas notícias