quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Deputados eleitos do Cariri projetam mandatos

Juazeiro do Norte. Com pouco mais de 900 mil habitantes, em 25 municípios, a região do Cariri terá dois representantes na Assembleia Legislativa e um no Congresso Nacional a partir de 2019. No último domingo (07), Pedro Bezerra (PTB) foi eleito deputado federal, enquanto Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT), foram escolhidos para cumprir os mandatos de deputados estaduais. Com profissões e trajetórias distintas, eles têm em comum a renovação: os três possuem idade menor que 40 anos.
Filho do atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra – último representante do Município no Congresso Nacional -, Pedro Augusto Bezerra, 37, concorreu pela primeira vez a um cargo político. Sociólogo e empresário, ele foi o décimo deputado federal mais votado do Ceará, com 119.030 votos (2,59%). Nascido em Salvador (BA), Pedro viveu sua infância na Terra do Padre Cícero, mas na adolescência se mudou para Fortaleza, onde concluiu sua graduação em Ciências Sociais e a pós em Gestão e Marketing. Lá, também trabalhou como professor.
“Vou garantir a representatividade (de Juazeiro do Norte) que já não tinha mais”, garante Pedro Bezerra, que acredita que a falta de uma parceria em Brasília (DF) afetou muito o desenvolvimento do Município, pois, há muitos projetos pendentes. “A administração ficou sem ter com quem contar”, completa. Para o sociólogo, as verbas mais urgentes são para a saúde, principalmente, com a reforma do Hospital Infantil Maria Amélia. Além disso, destacou alguns aparelhos fechados, como a UPA da Lagoa Seca, que foi construída há muitos anos, mas ainda não está em funcionamento. 
“Eu quero trabalhar com outros municípios. Tenho obrigação de levar benefício para qualquer lugar que eu tenha votação. O que puder fazer, farei com muito empenho”
Na eleição, Pedro disse que não contou com apoio de muitos prefeitos da região, mas que está à disposição para ajudar seus municípios. Mesmo assim, adverte: “é preciso conversar com essas lideranças para ver como a gente pode entrar”. “Nas cidades menores ainda é comum as pessoas levarem a política para a parte pessoal”, completa. 
O deputado eleito acredita que as redes sociais serão importantes para diminuir a distância para os seus eleitores. “Ainda não encontramos um formato ideal, mas quero criar um canal aberto com a população”, garante Pedro Bezerra. Sobre a votação expressiva, ele disse que em momento algum acreditou que sua escolha estava garantida. “O importante era estar dentro e garantir um representante do Cariri”, finaliza. 
O administrador Fernando Santana (PT), de 37 anos, foi o quarto deputado estadual mais votado do Ceará,  95.665 votos (2,09%). Natural de Juazeiro do Norte, sua base política é no município vizinho de Barbalha, onde foi candidato à Prefeitura Municipal em 2016, sendo derrotado por apenas 178 votos. Ex-secretário adjunto do gabinete do governador Camilo Santana, ele contou com o importante apoio do chefe do executivo cearense para ser eleito.
“Vamos trabalhar a oportunidade de emprego e renda”, assumiu Fernando. Uma de suas propostas na Assembleia Legislativa é incentivar a chegada de novas empresas e manter abertas as que já estão instaladas no Cariri. “Irmãos e irmãs daqui estão indo para outros locais. Isso será uma luta nossa”, ressalta. 
“A geração de emprego e renda foi o que mais ouvi das famílias. O pai está indo embora, o filho também. As pautas são aquilo que a gente vem ouvindo”
Inclusive, ele disse que já articulou, junto com o prefeito de Crato, José Ailton Brasil, a chegada de uma nova indústria para o Município que deve gerar 800 empregos diretos. Fernando também destacou a parceria com o governador Camilo Santana. “Isso será importante. Temos o perfil de dialogar. O governador já tem feito muito aqui, trazendo desenvolvimento”, acrescentou. 
O deputado eleito ainda não definiu qual será o canal de comunicação com a população, mas pensou em realizar um seminário. “Após descansar da eleição, vou conversar”, disse Fernando. Para ele, sua votação foi surpreendente, mas viu o empenho de familiares e amigos de outras regiões do Ceará que abraçaram sua campanha. “Cada voto foi importante e vamos retribuir. A vitória é dos apoiadores. Solicitando, lutando e buscando. A proximidade vai ajudar”, disse. 

(DR)

Últimas notícias