Uma representante do Banco Mundial em Washington, Christine Zhenwei Quiang, Diretora Global de Infraestrutura Digital (DTFDR), da área de Digital Transformation, manifestou nesta quarta-feira (12) a intenção de vir ao Ceará em 2026 para ver de perto o movimento de Data Centers no estado. A comunicação foi feita ao presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, durante o evento de tecnologia Africa Tech Festival 2025, realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul., promovido pelo Banco Mundial, que convidou lideranças globais para debater o tema da transformação digital.
Google Cloud, Meta, Microsoft e Huawei são algumas das empresas líderes presentes ao Africa Tech Festival 2025. O evento, realizado entre 11 a 13 de novembro de 2025 no Cape Town International Convention Centre (CTICC), reúne 280 expositores e cerca de 15 mil participantes, empreendedores, líderes empresariais e formuladores de políticas que se movimentam em sessões de conteúdo, exposições e networking.
O Africa Tech Festival 2025, um dos maiores eventos de tecnologia da África, tem por objetivo promover a interação de líderes e inovadores. Se propõe a conectar executivos de tecnologia, empreendedores e formuladores de políticas para impulsionar a inovação no país e resolver desafios continentais, como conectividade e sustentabilidade.
O evento visa ainda discutir telecomunicações, infraestrutura digital, inteligência artificial transformadora e integração de tecnologias disruptivas em setores como saúde, varejo e finanças. O evento está conectado ao Data Centers Workshop realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, entre 9 e 11 de novembro de 2025, no qual Hugo Figueirêdo discutiu, com investidores, projetos de interesse do Ceará.
