quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Romeu Aldigueri anuncia construção de áreas de convivência e requalificação de espaços do edifício-sede da Alece



O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (26/11), que o Palácio Deputado Adauto Bezerra (edifício-sede do Parlamento) passará por mais uma reforma estrutural e requalificação de seus espaços, além de construção de novos equipamentos na área externa (confira a apresentação do projeto ao final da matéria).

De acordo com ele, o objetivo é alinhar a estrutura da Casa às normas de prevenção orientadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, além de recuperar as linhas arquitetônicas do prédio e abrir os espaços externos à população.

Inaugurado em 1977, o Palácio Adauto Bezerra até hoje não atende às normas do Corpo de Bombeiros, tendo a estrutura do Plenário 13 de Maio atingida por um incêndio em 2024. O presidente da Alece informou que o projeto de requalificação do edifício-sede foi elaborado por engenheiros e arquitetos qualificados, orientados a recuperar a iluminação original da edificação e a abrir os jardins do entorno à sociedade cearense.

“A proposta integra os jardins do edifício à comunidade, o que simboliza a abertura das grades que cercam o Poder Legislativo”, adiantou. Romeu Aldigueri ressaltou também que “os novos espaços serão inclusivos, pensados para a acessibilidade, estímulos visuais e sonoros e para uma experiência qualificada de circulação e permanência”.

Entre as mudanças estruturais previstas constam a requalificação de toda a instalação elétrica, com a substituição e modernização de toda a infraestrutura, em conformidade com os padrões atuais de segurança; a correção de vazamentos e requalificação da cobertura do edifício; a implantação de uma escada de serviço externa, que vai auxiliar na manutenção do prédio; a construção de um sistema de reservatórios de água no térreo, em substituição às caixas d’água, que serão removidas; o desenvolvimento de um sistema de drenagem pluvial da cobertura do edifício e a recuperação e modernização da antena de TV.

A implantação de um espaço pet, academia ao ar livre, áreas sombreadas, caminhos de passeio, bancos e locais de silêncio, além de um Pavilhão das Bandeiras serão os novos espaços que serão abertos à população na área externa, onde atualmente existem os jardins da Casa. Conforme Romeu Aldigueri, esses novos espaços constituem “elementos que reforçam o sentimento de pertencimento”.

O presidente explicou que os recursos para a realização do projeto já são previstos no orçamento de 2026, mas que ele ainda passará por processo licitatório. “É um projeto espetacular, de muito bom gosto e que moderniza o Parlamento e reforça ainda mais o contato da Alece com o povo cearense”, avaliou.


Últimas notícias