O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, recebeu esta semana o prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro, na sede da pasta, em Fortaleza. A reunião discutiu o fortalecimento da agricultura familiar no município com parcerias para ampliar o acesso à água, melhorar a infraestrutura rural, fortalecer o apoio técnico e impulsionar projetos de produção sustentável. Entre os destaques do encontro, está o investimento de R$ 4,9 milhões da SDA, por meio do Projeto São José, em seis Organizações da Agricultura Familiar (OAFs), para ampliar as oportunidades de trabalho e renda no campo.
Durante a reunião, Rondilson apresentou demandas prioritárias do município. As pautas dialogam com os investimentos já em andamento via Projeto São José IV, que vêm modernizando práticas agrícolas e consolidando a agricultura familiar como uma das principais bases econômicas de Salitre.
Entre as iniciativas em execução, foi destacada a implantação de uma unidade de beneficiamento de mandioca (Casa de Farinha) da Associação dos Agricultores Familiares do Coqueiro e Adjacência (ASAFCA), por meio de um Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), com investimento de R$ 565,6 mil. A estrutura contará com equipamentos modernos e sistema de energia solar, garantindo mais eficiência produtiva, sustentabilidade ambiental e agregação de valor à mandiocultura, uma das vocações econômicas do município.
“A SDA, por intermédio do Projeto São José, está fortalecendo a agricultura familiar com apoio ao associativismo e à agroindustrialização do que é produzido pelos agricultores. É inclusão produtiva, geração de renda e oportunidades para quem vive no campo”, destacou o secretário Moisés Braz, ao ressaltar o empenho da gestão municipal em buscar recursos e parcerias para Salitre.
A nova Casa de Farinha beneficiará diretamente 24 famílias, alcançando 141 pessoas, entre beneficiários diretos e indiretos. Hoje, as famílias da ASAFCA cultivam cerca de 28 hectares de mandioca, com produção anual de 310 mil quilos, vendida in natura a preços abaixo do mercado. Com a unidade em funcionamento, será possível processar localmente o produto, com estimativa de produção de 54.250 kg de farinha e 31.000 kg de goma, ampliando renda e fortalecendo o papel de mulheres e jovens rurais.
Além da ASAFCA, outras cinco associações de Salitre foram contempladas pelos editais do Projeto São José IV: Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Baixa Grande e Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Serra dos Nogueiras (casas de farinha), Associação Comunitária do Sítio Lagoa dos Paulinos, Associação Comunitária do Sítio Roncador e Associação Comunitária São José do Sítio Açude Novo (cozinhas comunitárias). Todos os repasses e execuções são acompanhados pelo sistema E-Parcerias do Governo do Ceará, garantindo transparência e controle dos convênios.
Para o prefeito Rondilson Ribeiro, a agenda na SDA foi decisiva para fortalecer as ações já em curso e abrir caminho para novos projetos. “Estamos impulsionando pautas importantes que irão fortalecer a agricultura de Salitre. A parceria com o Governo do Estado e com a SDA é fundamental para garantir mais oportunidades, produtividade e qualidade de vida para o nosso povo rural”, ressaltou.