quarta-feira, 19 de novembro de 2025

MEC - Ministro Camilo Santana entrega creche em Tianguá



O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta terça-feira, 18 de novembro, a Creche Pré-Escola Maria Melyssa Fernandes Rocha, em Tianguá (CE). A entrega contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e marca a conclusão de uma obra que estava paralisada desde 2017. A creche foi retomada pelo Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica — iniciativa do MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que viabiliza a finalização de obras educacionais em todo o país, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

“Essa creche é importante, porque a mãe que sai para trabalhar, muitas vezes, não tem local para deixar seus filhos. Essa creche não deixa a desejar para nenhuma creche particular. Ela é toda climatizada, mas o mais importante dessa creche bonita são os profissionais que estão ali dentro, que acolhem com carinho e amor as crianças de Tianguá. Essa é a fase mais importante da vida da gente, os primeiros anos. A creche tem berçário, cozinha, é tudo organizado, refeitório, os banheiros todos adaptados para o tamanho das crianças”, destacou o ministro.

Essa creche não deixa a desejar para nenhuma creche particular. Ela é toda climatizada, mas o mais importante dessa creche bonita são os profissionais que estão ali dentro, que acolhem com carinho e amor as crianças de Tianguá.” Camilo Santana, ministro da Educação

Em seu discurso, Santana ressaltou que, quando assumiu o MEC, havia quase 4 mil obras paralisadas e inacabadas na área da educação em todo o país, mas todas estão sendo retomadas pelo MEC e pelo governo federal. “Nós estamos retomando todas as obras paradas e inacabadas nesse país, sejam creches, escolas. Nunca mais o MEC tinha dado ônibus e nós estamos dando para os municípios. Para Tianguá, não é só essa obra. Eram três obras paradas antigas, tem uma creche igual a essa, que vai ser entregue em janeiro, e uma escola que já está sendo concluída”, comentou.

O ministro informou que também está sendo construída na cidade uma escola de ensino médio em tempo integral. “Tianguá foi contemplado com uma escola de tempo integral, com 13 salas. São R$ 11 milhões, e ela já está sendo licitada. Aliás, todos os municípios do Ceará foram contemplados com alguma obra ou alguma ação do Ministério da Educação”, observou.

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, destacou que muita gente não acreditava que a creche fosse concluída. “Ela vinha se arrastando há anos, e hoje a gente está aqui para fazer esse resgate. O MEC e o FNDE estão trabalhando para as prioridades da nossa população. Esse empreendimento já vai acompanhado de outra creche, outra escola pelo Novo PAC. Não basta dizer que prioriza a educação, a gente precisa observar quem faz entrega de verdade”, considerou.

“Essa creche era muito esperada por essa comunidade, por quase uma década, e hoje se tornou realidade”, disse a diretora da Creche Pré-Escola Maria Melyssa Fernandes Rocha, professora Rosinha. Segundo ela, a inauguração é um momento muito especial e destacou que “a atual gestão tem priorizado a educação, pois a educação eleva a nação”.

Localizada na Rua Manoel Plácido Barros, no bairro Planalto, a unidade segue o padrão arquitetônico Tipo 1 do FNDE e tem capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos (manhã e tarde), ou 188 em período integral, contemplando berçário e turmas do maternal I e II, para crianças de 0 a 3 anos. O investimento total do MEC na obra é de R$ 2 milhões.

A cerimônia oficializa a entrega do novo equipamento educacional, que passa a integrar a rede de atendimento da educação infantil do município. A retomada e a conclusão da creche simbolizam os resultados do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, que atua para garantir que recursos já investidos gerem benefícios concretos para estudantes, famílias e comunidades.

A inauguração contou ainda com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; do prefeito de Tianguá (CE), Alex Nunes; da secretária municipal de educação, Uritânia Aguiar, além de professores, estudantes e parlamentares.

Últimas notícias