quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Cronograma das obras do campus do ITA em Fortaleza avança além do previsto



O cronograma das obras do campus do ITA, na Base Aérea de Fortaleza, estão mais avançadas do que o previsto, disse o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, ex-aluno da Instituição, após visita às instalações, nesta segunda-feira (17). A Etice é uma das 12 instituições que participam da comissão que acompanha a evolução da construção da unidade.

Os membros do grupo participaram da visita guiada ao canteiro de obras, recepcionados pelo Subcomandante da BAFZ, Coronel Aviador Sandro Sadique Adi e pelo Presidente da Comissão de Obras de Fortaleza, Coronel Aviador Paulo Roberto Peixoto Cavalcante Júnior. O projeto do campus, com 18.568,3 metros quadrados de área construída, foi apresentado aos visitantes.

Os dois blocos projetados para o campus, cada um com três andares, já estão com a laje de cobertura pronta, informou Hugo Figueirêdo. O bloco de alojamento tem capacidade para receber 88 alunos com 42 quartos, sala de estar, sala de aula e cozinha. O bloco para cursos de Engenharia de Sistemas e de Engenharia de Energias Renováveis inclui salas de aulas, de professores, laboratórios, biblioteca, dois auditórios e outros espaços.

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, com sede em São José dos Campos (SP), escolheu o Ceará para implantar o primeiro campus fora de São Paulo. O vestibular da primeira turma já foi realizado. Os alunos aprovados estão em curso do primeiro ano do fundamental, realizado, no campus em São José dos Campos.

O início das aulas em Fortaleza está planejado para março de 2027. Participaram da visita as seguintes Instituições: BNDES, ITAEX, SOMAERO, AEITA CE, PIT SJC, FIEC / SENAI, AECIPP, ETICE, CITINOVA, COLÉGIO FARIAS BRITO, COLÉGIO CHRISTUS e BFA INVESTIMENTOS.

Está previsto para 2027 o início das operações do ITA Ceará. Em 2028, começam os cursos de pós-graduação e mestrado e, em 2030, os cursos de doutorado. Ainda em 2030, será oferecido um novo curso – Bioengenharia fundamental e, em 2032, o curso de Bioengenharia profissionalizante.



Últimas notícias