quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Alece premia 151 municípios cearenses com o Selo Alece Conselho Tutelar

Junior Pio/Alece


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na manhã desta terça-feira (18/11), a solenidade de entrega do “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos”, certificando 151 municípios cearenses pelas boas práticas na proteção à infância e à adolescência. Realizado no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Casa, o evento ocorreu em alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado hoje, e marca a primeira edição do selo, criado para reconhecer conselhos que desenvolveram ações qualificadas de garantia de direitos.

Para a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, a solenidade é a celebração de um grande pacto em prol da infância e da juventude do Estado, enfatizando que a iniciativa do Legislativo estadual contou com muitas instituições parceiras e com os conselhos tutelares do Ceará.

“Promovemos um curso, uma formação, uma qualificação abordando temas imprescindíveis para a melhor atuação desses profissionais, ao mesmo tempo em que estimulamos a presença deles na escola. Nós estamos muito felizes e muito orgulhosos dos números que alcançamos, premiando aqui mais de 150 municípios”, ressaltou Tainah Marinho Aldigueri.

Ainda segundo Tainah Marinho Aldigueri, “mais do que uma mera premiação, o reconhecimento representa o compromisso permanente de proteger as crianças e os adolescentes”.

A deputada Jô Farias (PT) exaltou a iniciativa da Alece e enalteceu a relevância do evento. “Parabenizo todos os parceiros dessa ação, como os municípios que colaboraram para esse momento. Este Poder Legislativo tem o compromisso com o social do Estado, principalmente quando se fala de crianças e adolescentes, entendendo que o conselheiro é uma peça fundamental nessa política de proteção de direitos”, salientou.

Os deputados Júlio César Filho (PT), Larissa Gaspar (PT), Guilherme Bismarck (PSB), Almir Bié (Progressistas), Marcos Sobreira (PSB), Professora Zuleide (Psol), Davi de Raimundão (MDB) e Leonardo Pinheiro (Progressistas) também estiveram presentes na solenidade e reforçaram a importância do “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos” no fortalecimento das políticas públicas de defesa das crianças e adolescentes.

Na avaliação da coordenadora técnica do Selo Alece, Erivânia Bernadino, o prêmio está diretamente ligado ao fortalecimento da rede de proteção da infância. A iniciativa alcançou 952 conselheiros e conselheiras tutelares, responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em todos os municípios.

Últimas notícias