O deputado estadual Pedro Lobo (PT-CE) participou, nesta sexta-feira (28) e sábado (29), da 1ª Feira de Oportunidades do programa Ceará Sem Fome, edição Cariri e Centro-Sul, realizada no Centro Cultural do Cariri, no Crato. O evento reuniu empreendedores formados pelas Cozinhas Solidárias, que, por meio de cursos de capacitação, qualificação e incentivo ao empreendedorismo, transformaram suas realidades e ampliaram suas fontes de renda.
A abertura ocorreu na sexta-feira (28), às 20h, e o encerramento ao meio-dia de sábado (29). A ação foi promovida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e do Sebrae com a participação das instituições gerenciadoras das cozinhas solidárias, como o Instituto Flor do Piqui.
O deputado Pedro Lobo esteve ao lado da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, presidenta do Comitê de Governança e Intersetorialidade do Ceará Sem Fome, do superintendente do Sebrae/Ce, Joaquim Cartaxo, da vice-governadora e secretária de Promoção Social, Jade Romero, além de dezenas de autoridades, gestores municipais e representantes das cozinhas comunitárias.
Durante o encontro, o deputado Pedro Lobo destacou que as Cozinhas Solidárias são muito mais do que espaços de preparação de refeições.
“As cozinhas são espaços de formação, acolhimento, solidariedade e transformação social. Elas garantem alimento na mesa, mas também oferecem oportunidades para que as pessoas descubram seu potencial e construam novas possibilidades de vida”, afirmou.
Pedro Lobo também ressaltou a importância da parceria entre o programa Ceará Sem Fome e a agricultura familiar, responsável por fornecer parte dos alimentos utilizados nas refeições e nos cursos.
“O programa fortalece a economia local quando compra da agricultura familiar, incentiva o artesanato, estimula o empreendedorismo e promove a autonomia das famílias. É um ciclo de desenvolvimento que beneficia toda a comunidade”, completou.
Reconhecido como um dos principais articuladores do programa Ceará Sem Fome no Cariri, o deputado reforçou seu compromisso em ampliar as políticas de combate à fome e de geração de oportunidades para o povo cearense.
A feira reuniu beneficiários dos cursos realizados pelas cozinhas e pelo SEBRAE, que hoje já atuam como empreendedores. Ao todo, 42 municípios das regiões Cariri e Centro-Sul estiveram representados, reforçando a grande dimensão social do programa.