A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), iniciou, nesta segunda-feira (15), a Semana da Educação Inclusiva nas escolas municipais. Da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), todas as unidades da Rede Municipal de Ensino promovem, até sexta-feira (19/9), diálogos e práticas inclusivas com a comunidade escolar.
A programação está voltada para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. “As ações pedagógicas inclusivas acontecem durante todo o ano letivo e já fazem parte da cultura escolar na Rede de Ensino. Nesta semana, elas são intensificadas com o objetivo de dar visibilidade e ampliar o apoio à causa da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência”, explica o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
As atividades realizadas nas escolas buscam promover sensibilização e reflexão em toda a comunidade escolar, com palestras, oficinas, apresentações artísticas e culturais, além de vivências que envolvem profissionais da educação, estudantes e familiares. “Há um grande engajamento de todos nas atividades desenvolvidas, o que fortalece a compreensão de que a educação inclusiva é uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade escolar”, destaca a coordenadora de Educação Inclusiva da SME, Mônica Costa.
A Semana da Educação Inclusiva da Rede Municipal reforça a importância do reconhecimento, valorização e respeito às diferenças, o que contribui para a quebra de paradigmas e a superação de posturas preconceituosas. A iniciativa também busca fomentar o protagonismo estudantil em atitudes antidiscriminatórias, anticapacitistas e antirracistas, além de incentivar a compreensão de que todos têm papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Serviço
Semana da Educação Inclusiva de Fortaleza
Período: de 15 a 19/9 (segunda a sexta-feira)
Locais: todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino
