Reconhecimento foi concedido pela OAB-CE devido ao trabalho interno e externo realizado pela CMFor no combate ao capacitismo
O reconhecimento pelo trabalho de inclusão e luta anticapacitista desenvolvido pela Câmara de Fortaleza ganhou um novo capítulo. Na tarde desta terça-feira (23), a CMFor foi homenageada com o Selo Amigo da Inclusão durante o evento “Luta, Voz e Direitos: Inclusão é Justiça”, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
“Eu tenho muito orgulho da transformação no âmbito da inclusão que a gente vem fazendo na Câmara de Fortaleza. Somos a Câmara mais inclusiva do Brasil porque aqui, neste espaço, o respeito impera e nenhuma forma de discriminação é tolerada”, frisou Leo Couto.
Segundo Livinha Vasconcelos, gestora de Inclusão da Casa Legislativa, a homenagem é justa e vem reconhecer o trabalho de luta anticapacitista realizado desde o início do ano e com a gestão do presidente Leo Couto (PSB), que tem como pilares: inclusão, inovação e sustentabilidade.
Dentre os feitos, Livinha cita a construção do Espaço Evoluir, para atender crianças com síndrome de Down e T.E.A. (Transtorno do Espectro Autista), a implementação da primeira Gestão de Inclusão de uma Casa Legislativa do Brasil, coordenada por uma pessoa com deficiência, e a contratação da primeira assessora do parlamento com síndrome de Down do Brasil.
Livinha Vasconcelos também cita a publicação de cartilhas em temáticas como anticapacitismo e inclusão, além de vivências e comemorações em datas alusivas às deficiências.
“A diversidade entrou para a Casa. Temos várias pessoas com deficiência trabalhando, de acordo com o seu currículo. A gente não trabalha somente com cotas, mas onde a gente vê a oportunidade, a gente abre esse espaço”, reforça Livinha.
Em setembro, a CMFor ofertou a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, com palestra anticapacitista, teatro com deficientes visuais, balé inclusivo, a primeira exposição inclusiva e a primeira feirinha inclusiva na Câmara. Para Livinha Vasconcelos, “é muito gratificante saber que a gente está no caminho certo. Que a gente seja espelho para outras casas legislativas, empresas privadas e instituições públicas, para fazer, junto com a gente, a diferença”.