![]() |
Felipe Abud/Ascom |
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão realizou, nesta sexta-feira (19), uma série de ações para qualificar ainda mais a educação de Fortaleza. A agenda começou com a inauguração da quadra da Escola Municipal Professor Américo Barreira, no bairro Genibaú, e seguiu no Conjunto Ceará com a entrega do Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio Moreira de Oliveira, além do anúncio de edital para a criação de 10 mil novas vagas em creches a partir de 2026.
CEI Antônio Moreira de Oliveira
O CEI Antônio Moreira de Oliveira recebeu investimento de R$ 7,5 milhões em equipamentos e mobiliário. A unidade estava entre as obras paralisadas na gestão anterior e foi retomada pela atual administração. O espaço tem capacidade para atender cerca de 180 crianças de seis meses a três anos, do berçário ao Infantil III, em tempo integral.
Durante a inauguração, Evandro citou, além das entregas da Educação, outras obras em andamento na região, reforçando a descentralização das políticas públicas. “Hoje nós entregamos uma quadra que estava com a obra parada, atendendo uma demanda de mais de 10 anos, na Escola Professor América Barreira. De lá, viemos para o Conjunto Ceará, onde estamos inaugurando um CEI importante”, afirmou.

“Logo mais teremos outro CEI a ser entregue também aqui no Conjunto Ceará. Iniciaremos as obras de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) na região. Além disso, estamos realizando uma ampla reforma e ampliação no Hospital Nossa Senhora da Conceição, que será entregue no início de 2026. A Prefeitura tem olhado com atenção para todos os bairros de Fortaleza. O Conjunto Ceará é um deles, um bairro importantíssimo, com grande contingente populacional, que precisa e merece atenção”, concluiu.
O novo CEI oferece cinco refeições diárias, fardamento, kit pedagógico e material de higiene para os alunos. O espaço conta com berçário, salas de aula, banheiros acessíveis, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores e área de lazer com playground. Todas as salas são 100% climatizadas, reforçando o compromisso da Prefeitura em oferecer mais conforto e qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, ressaltou que o novo CEI representa um marco para a comunidade. “Quero destacar que esta é a primeira creche pública com berçário do Conjunto Ceará. Isso é muito significativo, e o prefeito Evandro tem esse mérito na educação infantil, uma pauta que ele valoriza muito e que também é uma grande paixão da primeira-dama”, destacou.
A vendedora Mayla Almeida, mãe da Marina Liz de dois anos, comentou que a estrutura do novo CEI é encantadora e que, mesmo tendo acesso à rede particular, optou pela matrícula na unidade pública.
“Toda a minha vida foi de experiência em escola pública. Hoje, mesmo tendo condições melhores, optei por colocar minha filha aqui porque sabemos da qualidade: profissionais qualificados e todo o amparo necessário”, disse.
Novas vagas para creches
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, ressaltou que o edital das novas vagas em creches vem para atender à crescente demanda por esses espaços, com o objetivo de zerar a fila de espera.
“Nosso objetivo é zerar a fila de espera por creche. Este ano já criamos entre 7 mil e 8 mil vagas e queremos superar a marca de 10 mil. Não temos um limite: toda vez que houver espaço adequado, vamos ampliar a oferta. Por isso, reforço o convite à sociedade: esse é um esforço conjunto para garantir que nenhuma criança fique sem acesso à creche em Fortaleza”, garantiu.
EM Professor Américo Barreira
A nova quadra da Escola Municipal Professor Américo Barreira contou com investimento total de R$ 840 mil. Mais de 860 estudantes foram beneficiados diretamente com a obra, que estava paralisada há dois anos e meio e foi retomada pela atual gestão. A intervenção incluiu cobertura metálica, novo piso, iluminação, pintura, acesso revitalizado e a construção de um segundo acesso à escola.
Gabriel Mendonça, do 9º ano, comentou que a estrutura anterior impossibilitava a realização de atividades físicas, pois machucava os estudantes. “Antes a quadra era só no concreto, a gente caía, se ralava, ficava cheio de calo. Mas agora tá lisinha, perfeita pra jogar”, elogiou.
Já o Raylsson Marrocos, do 8º ano, disse que agora as aulas de educação física terão um espaço adequado. “É uma estrutura muito boa, né? Vai servir pra gente, vai ajudar também nas aulas de Educação Física, porque antes a gente só tinha aula na sala. Dá pra aproveitar mais e deixar as aulas de Educação Física melhores”, comentou.
A unidade escolar também passa por reforma: todas as salas estão climatizadas e a manutenção geral já alcançou 70% de execução e a conclusão está prevista para dezembro de 2025.