Os vereadores de Fortaleza repercutiram com críticas no plenário a decisão do Sindiônibus de suspender unilateralmente 25 linhas de ônibus na última segunda-feira (29). A medida, que impacta diretamente mais de 9 mil usuários do transporte coletivo, motivou a Casa a cobrar explicações do sindicato.
O vereador Adail Jr. (PDT) anunciou que irá protocolar um requerimento para convocar os representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros. “Estamos falando de subsídios, de dinheiro público. Não podemos aceitar que, em busca de mais lucro, o Sindiônibus prejudique milhares de fortalezenses. Nós temos que cobrar a responsabilidade, eles precisam vir a esta Casa se justificar”.
Já o vereador Bruno Mesquita (PSD) informou que solicitou audiência pública para tratar da decisão do Sindiônibus. “Não podemos ficar à mercê de um sindicato que, em plena mesa de negociação conduzida pelo prefeito e pelo Governo do Estado, toma uma decisão arbitrária que prejudicou trabalhadores e estudantes. As pessoas acordaram sem 25 linhas de ônibus que são vitais para a cidade, sem qualquer aviso, e isso é um desrespeito. O povo de Fortaleza é maior do que isso. Não se trata de pauta de situação ou oposição, mas de defesa da população. Esta Casa vai cobrar responsabilidades e já protocolei requerimento para a realização de audiência pública”, afirmou.