domingo, 28 de setembro de 2025

Entrega de 84 cisternas garante mais dignidade à famílias da Baixa do Maracujá e comunidades vizinhas, em Crato


O projeto conta com a parceria do deputado estadual Pedro Lobo (PT-CE)  que participou da solenidade oficial de entrega


No início da noite deste sábado (27), o deputado estadual Pedro Lobo participou na comunidade da Baixa do Maracujá, no município de Cravo, de um momento histórico: a entrega de 84 cisternas à famílias da região. O evento reuniu beneficiários e moradores de diversas localidades vizinhas, como Sítio Santo Antônio, Serra do Cruzeiro, Manéu Coco, entre outras comunidades que compõem o entorno.

Além das cisternas, as famílias também receberam cestas básicas, reforçando o compromisso do projeto com a melhoria das condições de vida no Semiárido.

O projeto é fruto da parceria da ASA – Articulação Semiárido Brasileiro com o Instituto Flor do  Piqui, referência em políticas de Desenvolvimento e Sustentabilidade, que têm se dedicado a ampliar a implantação de tecnologias sociais de convivência com a seca.

Entre os presentes, destacou-se a participação do deputado estadual Pedro Lobo (PT-CE), que tem atuado de forma decisiva junto aos órgãos públicos competentes para garantir a chegada das cisternas às comunidades. O parlamentar ressaltou a importância do trabalho coletivo e reafirmou seu compromisso em seguir articulando ações para ampliar o acesso à água de qualidade.

Pedro Lobo destacou ainda a importância do seu trabalho de prospecção e articulação e o compromisso do governo Lula, que só naquela comunidade, já promoveu diversas ações sociais, como a construção de moradias, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

O presidente da Flor do Piqui, Ramon Alcântara, a coordenadora do programa de cisternas, Vanda Rosendo e o coordenador da Rota das Feiras da Agricultura Familiar  e Economia Solidária do Cariri Oeste, Hamilton Godim, conduziram a solenidade que foi concluída com um café comunitário e música ao vivo. 

A entrega das 84 cisternas representa não apenas a concretização de um direito básico, mas também a força da união entre comunidades, organizações sociais e representantes políticos comprometidos com o desenvolvimento sustentável do Semiárido.

Últimas notícias