segunda-feira, 29 de setembro de 2025

50 anos do Sine e 35 anos do FAT são comemorados na Alece


Nesta segunda (29), a Assembleia Legisla homenageou, em sessão solene requerida pelo deputado estadual De Assis Diniz (PT), os 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e os 35 anos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O objetivo foi destacar a relevância histórica e social dessas políticas públicas para o desenvolvimento do emprego, trabalho e renda no Ceará e no Brasil. Definindo-se como sindicalista, De Assis, que presidiu a solenidade, lembrou que, em 1988, ele foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará, além de fundador e presidente da CUT-CE e e presidente do IDT, que em nível estadual operacionaliza o Sine, em parceria com a Secretaria do Trabalho – SET.

Em sua intervenção, De Assis lembrou nomes históricos para o desenvolvimento da capacitação e colocação dos trabalhadores do mercado, como José de Freitas Uchôa e Gilvan Mendes, já falecidos. “O mercado de trabalho cada vez mais busca resiliência da classe trabalhadora, com constantes atualizações tecnológicas. Um mercado fragmentado com baixa remuneração, com trabalhadores locais ainda com anos de estudo aquém dos da Europa e dos EUA. E o Sine e o FAT desempenham um papel essencial para suprir essas lacunas. Estamos do lado certo da história, defendendo a democracia, valor essencial para a classe trabalhadora, evoluindo no governo Elmano e no governo Lula com o mais baixo índice de desemprego da série histórica, o que muito nos orgulha”, afirmou.

Também na mesa, VLADYSON VIANA, Secretário estadual do Trabalho, representando o governador Elmano; RAIMUNDO ANGELO, Presidente do IDT-CE; ANA VALÉRIA VASCONCELOS, Procuradora do Ministério Público do Trabalho; RONALDO CRISPIM SENA BARROS, da Assessoria Especial de Promoção de Igualdade no Trabalho MTE; AGENOR LOPES DA SILVA, Presidente da UGT-CE; JOÃO AGLAISON, Vereador de Fortaleza; e CANINDÉ PEGADO,


Últimas notícias