segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Prefeitura de Guaiúba promove Dia da Indústria para celebrar pólo químico


A Prefeitura de Guaiúba celebrou, sexta-feira (26), o Dia da Indústria, um evento dedicado a valorizar o pólo químico da cidade e fortalecer o vínculo das indústrias com a população. O evento também reforçou a importância de se consolidar políticas públicas que integram desenvolvimento econômico, unindo poder público e indústria para a geração de emprego e qualificação profissional.

O Dia da Indústria contou com a parceria do SESI, SENAI, FIEC e IEL que ofertaram serviços de saúde gratuitos, oficinas técnicas e debates sobre o desenvolvimento econômico do município.

Durante o evento, a população pode usufruir de atendimentos gratuitos em saúde, como exames de audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, odontologia, acuidade visual, além de balança multifuncional e ciranda de flúor, realizados pelas equipes do SESI.

O SENAI também marcou presença oferecendo oficinas práticas e diversificadas, entre elas: Biscoitos “Lolitas”, Polímero – Máquinas e materiais para produção de madeira plástica, Química das emulsões, Vestuário – Draping, Sistema elétrico veicular e Segurança do Trabalho.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guaiúba, Robério de Castro, comentou como o município superou os desafios para implantar o Pólo Químico. “Os maiores desafios que enfrentamos foram, primeiro, a demora de empresas para vir para cá, que não é fácil. Vários municípios têm a pretensão de organizar um pólo químico, mas é preciso ter a demanda das empresas. O segundo desafio foi a conquista do incentivo fiscal, que foi fundamental para que hoje a gente tenha 18 empresas instaladas em nosso município”, disse.

O secretário também ressaltou a importância de darcontinuidade à parceria com o Governo do Estado:“Tivemos a primeira etapa [dessa parceria] já concluída e necessitamos da segunda etapa. Com ela, com certeza, vamos ultrapassar a meta de ter 25 empresas na cidade, que é o nosso objetivo hoje”, afirmou.

O presidente do Sindiquímica, Beto Chaves, reforçou a importância da união entre prefeitura, setor produtivo e governo do Estado. Segundo ele, a prefeitura municipal “tem uma força muito grande de fomentar e fazer crescer”. “Junto com o Sindiquímica e as indústrias associadas, buscamos o Governo do Estado para apresentar o projeto, e o governo acreditou, devido à credibilidade da indústria e da prefeitura. Trouxemos para cá o primeiro Pólo Químico do Brasil, que hoje é exemplo para o estado e para o país”, explicou.

Ele também reforçou a responsabilidade em manter o pioneirismo do município. “Ninguém faz nada sozinho, e estamos juntos para seguir cada vez mais longe. Nós vamos transformar, vamos capacitar, e tem novidade chegando”, avisou.

O CEO da Unolar, Luiz Deusdará, destacou os impactos positivos e a transformação que o pólo industrial já trouxe para Guaiúba. “Há uma grande mudança no desenvolvimento do município através da indústria. Temos muita qualificação da mão de obra, muitos negócios chegando, tanto de forma direta como indireta. O serviço cresce, tudo cresce. Esse momento é o primeiro de muitos outros”, afirmou.

Últimas notícias