A Câmara de Fortaleza está entre os órgãos públicos com melhor desempenho no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O reconhecimento destaca instituições que se sobressaem pela transparência, confiabilidade e consistência das informações prestadas à sociedade.
De acordo com o contador da Casa, Alano Caetano, o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo, que reforça o compromisso da Câmara com a clareza na gestão dos recursos públicos. “A transparência demonstra a qualidade dos dados que estamos apresentando e a forma como isso é feito. É um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Câmara, que favorece, inclusive, a captação de recursos. Mais do que isso, garante à sociedade o direito de saber como e com o que o recurso está sendo gasto”, destacou.
Alano reforça que a premiação considerou diversos parâmetros, como a qualidade dos dados, informações contábeis e fiscais, cumprimento de prazos e a forma de inserção no sistema. “A cada quatro meses alimentamos o sistema com essas informações, o que demonstra transparência. Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto e, hoje, recebemos este reconhecimento com muita alegria”, afirmou.
O contador destaca que todas as informações, além de serem enviadas ao Sinconfi, ficam disponíveis para consulta pública no Portal da Transparência da Câmara, permitindo que qualquer cidadão acompanhe, de forma clara, a aplicação dos recursos. “Esse ranking é importante porque evidencia nossa força e reforça o compromisso da Câmara com a transparência e com a população, já que todos os dados estão acessíveis no Portal da Transparência”, ressaltou.
Sobre o ranking Siconfi
É uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi, que é o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.