segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Governo do Ceará inicia curso de formação para futuros servidores da Pefoce



Mais um passo foi dado para que a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) ganhe o reforço de 76 novos servidores. Convocados neste mês para o curso de formação, o grupo teve, nesta segunda-feira (29), a aula inaugural, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O momento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do titular da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do perito-geral da corporação, Júlio Torres; e do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Leonardo Barreto.
“Chegou o dia”, iniciou o governador Elmano de Freitas em seu discurso. O chefe do Executivo deu boas-vindas aos profissionais que construirão carreira na Pefoce. “Quero parabenizá-los e parabenizá-las pelo êxito pessoal, familiar e pelo esforço de chegar até este momento. Agora, inicia-se mais uma fase: a do curso de formação”, afirmou o gestor Estadual.

Elmano também destacou a pluralidade de conhecimentos entre os profissionais que ingressarão no curso. “Fiquei muito feliz, primeiro porque aqui nós temos uma pluralidade de conhecimentos que vai ajudar muito. Temos pessoas das mais variadas áreas do saber, o que nos permite analisar as mais diversas situações de uma cena de crime e, assim, elucidar o que ocorreu. Desejo muito sucesso e que Deus abençoe a todos vocês”, disse.

A capacitação será destinada a 76 profissionais aprovados no último concurso da instituição. A turma é composta por médicos peritos legistas, peritos legistas e criminais, além de auxiliares de perícia nas áreas de medicina legal, perícia criminal, laboratórios forenses e identificação humana.

Roberto Sá, titular da SSPDS, destacou que os novos servidores irão fortalecer a estrutura das forças de segurança do Estado. Ele também ressaltou os investimentos feitos que darão suporte ao trabalho dos profissionais. “É fundamental que os servidores recém-concursados estejam motivados, valorizados e equipados com os recursos mais modernos que uma polícia técnico-científica possa ter no Brasil. A partir daí, trabalhar para robustecer nossas investigações e laudos, de forma que nossas polícias possam apresentar ao Ministério Público e ao Poder Judiciário informações com muita convicção, ligando o fato ao seu provável autor”, explicou o titular da Pasta.

Últimas notícias