A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (11), sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. O encontro contou com a presença da prefeita do município de Pilar (AL), Fátima Rezende (MDB), que está na cidade para participar dos festejos da padroeira Nossa Senhora das Dores, acompanhada por uma caravana de mais de 1.500 pilarenses. A visita reforça os laços históricos e religiosos que unem o município ao fenômeno das romarias.
Durante o Pequeno Expediente, vereadores levantaram pautas de grande relevância para a população. O vereador Boaz do Bolsonaro destacou os prejuízos causados pelo mau serviço prestado pela Enel, enquanto o vereador Capitão Vieira (MDB) chamou a atenção para os baixos índices da educação municipal, que colocam Juazeiro na penúltima colocação no estado.
Nos requerimentos verbais, os parlamentares apresentaram diversas demandas voltadas para infraestrutura, saneamento, limpeza pública, abastecimento de água e segurança viária. Entre os pedidos, destacam-se a solicitação do vereador Lukão (PSDB) para que o Ministério Público investigue mortes de animais ocorridas de forma cruel no município, e o requerimento da vereadora Rita Monteiro (PSB) para a instalação de redutores de velocidade e estudo técnico de para implantação de semáforos no cruzamento das ruas Leão XIII e Santa Cecília, no bairro Salesianos.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram importantes matérias, entre elas o projeto de lei da vereadora Rita Monteiro (PSB) que declara as romarias como patrimônio cultural e imaterial do município de Juazeiro do Norte, reforçando a importância da tradição religiosa para a identidade local. Também foram aprovados projetos como a criação do Dia Municipal da Diabetes Tipo 01, de autoria do vereador Boaz do Bolsonaro (PL); o reconhecimento do Festival Expoanime Cariri como de relevante interesse cultural, de autoria do vereador Vandinho Pereira (PP); e a instituição da política municipal de paradesporto, de autoria da vereadora Professora PG (Podemos). Cinco projetos de resoluções que concedem títulos honoríficos de cidadão juazeirense a personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade também foram aprovados durante a sessão.
No Grande Expediente, a vereadora Rita Monteiro voltou a se pronunciar, solicitando reforço da segurança no bairro Antônio Vieira diante do aumento de ocorrências criminais. A sessão foi encerrada com a leitura dos requerimentos escritos e um minuto de silêncio em homenagem ao empresário juazeirense Hildeberto Mendonça, proprietário do Panorama Hotel, falecido nesta quinta-feira.