sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Fortaleza atinge a marca de 87.002 pessoas vacinadas contra a Covid-19


A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (12), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Até o momento, 87.002 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponibilizados (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca). Somente ontem (11), 4.487 vidas foram alcançadas.

A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac está prevista para iniciar neste sábado (13), no Centro de Eventos, com os trabalhadores da saúde. A lista dos nomes confirmados será disponibilizada no Portal da Prefeitura de Fortaleza.

“Já estamos no intervalo do 21º dia desde a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da linha de frente. O intervalo para a administração da segunda dose é de 14 a 28 dias. Portanto, iremos divulgar, no site da Prefeitura, a listagem com os profissionais agendados para este sábado, dia 13”, esclareceu o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, neste domingo, (14), idosos acima de 75 anos que receberam a confirmação do agendamento mas não puderem comparecer na data, poderão se dirigir ao Centro de Eventos das 9 às 17 horas e iniciar o processo de imunização contra o novo coronavírus.

Será necessária a apresentação de documento original com foto e comprovante retroativo de agendamento. “Esclarecendo uma dúvida frequente que recebemos, o idoso deverá ir alimentado. Não é preciso estar em jejum”, acrescentou.

Já idosos acima de 90 anos, mesmo sem agendamento prévio, seguem aptos a receber a vacinação. “Pessoas nesta faixa etária também podem procurar o Centro de Eventos. Os demais devem aguardar o contato da Secretaria Municipal da Saúde”, informou, reiterando que, somente 90 dias após a primeira dose, a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca deverá ser administrada.

Primeira fase da campanha

A primeira fase da campanha seguirá em curso até contemplar 100% dos idosos e dos trabalhadores da saúde. “O avanço para novas fases dependerá do envio de novas doses das vacinas pelo Ministério da Saúde”, afirmou Erlemus.

Últimas notícias