sábado, 6 de fevereiro de 2021

Biênio 2021-2022 - Eleita nova diretoria da Associação do Prefeitos dos Municípios do Cariri Oeste


Com a presidência de honra do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, foi eleita no final da tarde desta sexta-feira, 05, a diretoria da Associação dos Prefeitos dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste). A eleição aconteceu durante assembleia extraordinária. A entidade estava desativada desde 2015. Criada em agosto de 1994, conta com 11 municípios. O principal objetivo é atuar de forma integrada, possibilitando o desenvolvimento de pautas comuns relacionadas aos Municípios dessa região do Cariri. Uma delas, a construção de um aterro consorciado, além do fortalecimento dos atendimentos em saúde.

A diretoria foi eleita por unanimidade e o novo presidente é o prefeito da cidade de Nova Olinda, Ítalo Brito, tendo como vice-presidente, João Luiz, de Campos Sales;

Secretaria geral, Antônio Filho, de Antonina do Norte; primeiro secretário, Cícero Ferreira, de Araripe; tesoureiro geral, Samuel Cidade, de Santana do Cariri;primeiro tesoureiro, Taiano Martins, prefeito de Tarrafas, além do Conselho Fiscal, integrado pelos gestores municipais.

A primeira reunião teve como anfitrião, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, presidente de honra da associação. Na ocasião, foi deliberada a reforma do Estatuto, além da eleição da nova diretoria, incluída na ordem de votação. O novo presidente eleito, Ítalo Brito, destacou a importância da nova representatividade dos Municípios, através da entidade, principalmente em seu primeiro momento ter participações de deputados estaduais e federal. Além disso, ressaltou que estará se empenhando ao máximo para o desenvolvimento de projetos importantes para a região.

Fortalecimento e apoios

O representante da Aprece no Cariri, Prefeito de Várzea Alegre, José Helder Máximo, afirma que a Aprece se coloca à disposição para qualquer pleito junto à Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ele disse que estará empenhado em atender e trabalhar junto à associação. "Acredito que só temos a crescer enquanto associação, diz o prefeito Samuel Cidade, do Município de Santana do Cariri.

O Prefeito do Crato destacou o pleito comum relacionado aos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e lembrou do turismo regional, fortalecimento da saúde e a conquista do aterro consorciado. Outro pleito junto ao Governo do Estado, diz respeito a maior publicidade do Cariri enquanto destino turístico, além de reuniões previstas com a Secretaria de Saúde do Estado. O prefeito Zé Ailton ainda solicitou o apoio dos deputados presentes, unindo as forças em prol do desenvolvimento da Região. "Só temos um objetivo, que é o crescimento da região, e fazer com que isso realmente aconteça", diz Zé Ailton.

Parlamentares enaltecem entidade

O Deputado Estadual, Davi de Raimundão, ressaltou que é a união o mais importante para que haja o desenvolvimento da região. Ele deixou o seu mandato à disposição dos prefeitos para conseguir mais fortalecimento e que os projetos realmente possam acontecer. O Deputado Estadual Marcos Sobreira, disse que o caminho para a gestão é a parceria que se dá através do associativismo. "As demandas deixam de ser individuais e passam a ser coletivas", diz ele ao destacar a força maior para reivindicar as demandas para esses municípios. Já o Deputado Federal, Pedro Bezerra, afirmou que o Cariri é o berço da maior riqueza cultural do Ceará, distribuída nos diversos municípios, e essa realidade tem que ser transformada em benefício para a população. "Fico feliz de ver essa Associação mostrando a força dos Municípios do Cariri Oeste", completa. Ainda participam das falas o Vice-Prefeito de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio, o prefeito de Barbalha, Guilherme Sampaio, e o ex-deputado federal, Roberto Pessoa.

Últimas notícias