terça-feira, 18 de agosto de 2020

TRE-CE inicia onvocação de mesários para Eleições Municipais 2020


Os cartórios eleitorais começam a convocar, a partir desta terça-feira, 18/8, os mesários para trabalhar nas Eleições 2020. O procedimento será realizado na forma eletrônica por meio do envio de e-mail ou de mensagem no aplicativo Whatsapp para os contatos informados pelos eleitores no formulário online disponibilizado no site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O período de convocação irá até 16 de setembro, quando serão iniciados os treinamentos.
São cerca de 75.200 mesários que auxiliam a Justiça Eleitoral cearense na missão de garantir o exercício livre e consciente do voto, visando à escolha de seus representantes.

O TRE-CE incentiva que os eleitores sejam mesários voluntários, considerando a importância de cada cidadão neste processo democrático.

Convocação eletrônica

Em 2018, os cartórios eleitorais cearenses já utilizaram a convocação eletrônica por e-mail. No entanto, a adesão dos mesários, especialmente, no interior, foi baixa. Este ano, a Corregedoria Regional Eleitoral autorizou a utilização do aplicativo WhatsApp, por conferir rapidez e maior facilidade de manuseio por parte dos mesários.

Dentre as vantagens da convocação eletrônica, estão o aumento da agilidade na convocação pelos Juízos Eleitorais, proporcionando ao eleitor maior comodidade e segurança, bem como a redução dos custos relacionados ao envio de cartas convocatórias por meio dos Correios.

Saúde

Para garantir a segurança dos mesários, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem trabalhado em conjunto com médicos e especialistas a fim de definir os protocolos e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados no dia da votação.

Cada mesário terá à sua disposição, por exemplo, máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será on-line sempre que possível.

Campanha

O Tribunal Superior Eleitoral começou a divulgar, na última sexta-feira, 14/8, uma campanha de incentivo à participação nas Eleições 2020. O projeto conta com a participação do médico Drauzio Varella, que abriu mão do seu cachê para protagonizar três vídeos, spots para rádio e posts para as redes sociais do TSE. As peças destacam a importância do trabalho dos mesários para o exercício da cidadania dos brasileiros e mostram que a Justiça Eleitoral está tomando todas as providências para proteger a saúde de todos nas eleições deste ano.

Benefícios em ser mesário

• Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97);

• Vale-alimentação para o dia da Eleição (1º e 2º turno, se houver);

• Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital;

• Certificado de participação.

Últimas notícias