Banner Governo do Estado

RADIO

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

No interior do Ceará - Tremor de magnitude 1.9 é registrado em Groaíras pela Rede Sismográfica Brasileira


As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS/UFRN), registraram um tremor de magnitude estimada em 1.9 mR em Groaíras, município do Ceará.

O evento ocorreu na madrugada deste domingo, dia 23 de agosto, mais precisamente às 21h57 do horário local.

O LABSIS, como de praxe, já informou à Defesa Civil do Estado sobre o abalo sísmico na região.

Além disso, a RSBR e o LABSIS seguem monitorando e divulgando toda atividade sísmica do Nordeste brasileiro em tempo real.

O último tremor de terra registrado em Groaíras ocorreu em 29 de junho e também teve magnitude 1.9mR.

Conforme explicou Eduardo Menezes, sismólogo do LABSIS, o Ceará possui algumas áreas consideradas sismicamente ativas, como as regiões de Chorozinho, Palhano, Groaíras, Irauçuba, Sobral, Santana do Acaraú, Hidrolândia e Senador. Portanto, esses eventos são comuns nessas regiões.

Sobre a Rede Sismográfica

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

Últimas notícias