Banner_head Governo do Estado

Banner_head Fortaleza

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Direito à cidade é tema da III Mostra do Brincar


Começa nesta quinta-feira, 20, a III edição da Mostra do Brincar realizada pelo Coletivo Camaradas, esse ano, o evento tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A Mostra encerra no domingo, 23.

Pensar o brincar a partir do processo de organização e participação social que possibilite a definição do uso do espaço urbano é mergulhar no conceito que define o Direito à Cidade.

Essa discussão entra na centralidade da reflexão de qual cidade está sendo construída, a partir do seu centro e de suas margens que atende às especificidades da infância. Com base nestas percepções, o Ponto de Cultura Coletivo Camaradas e a Rede de Articulação Território Criativo do Gesso, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Theatro José de Alencar, a Vila da Música, a Fundação Casa Grande, a Associação Mensageiras da Paz, A Universidade Federal do_Cariri (UFCA), a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Coletivo Narradores do Cariri, o Museu Escola de Artes Raimunda de Canena, a Associação Libertária de Desenvolvimento e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável -  ALDEIAS, o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE) e o Observatório das Cidades do Cariri apresentam, de 20 a 23 de agosto de 2020, a III Mostra do Brincar, com o tema “o brincar e o direito à cidade”.

Esta iniciativa de caráter colaborativo e integrativo, desvincula-se de atividades competitivas e de promoção do consumismo e reconhece a brincadeira como instrumento de desenvolvimento intelectual, motor, social e emocional da criança. Ocorrendo pela terceira vez consecutiva, a Mostra do Brincar inova nestes tempos de pandemia sendo realizada em plataforma online, pelos Canais do YouTube e Facebook da Secult, do Coletivo Camaradas e do Theatro José de Alencar, e ganhando outro contexto de Território ao ocupar o espaço virtual. A Mostra será constituída de web debates com profissionais das áreas da pedagogia, artes, direito, educação física, geografia, administração, arquitetura, urbanismo e ativistas comunitários, além de apresentações artísticas e oficinas.

“É nesse contexto, voltado para discutir a cidade com um olhar para a infância, que possa ser norteado  pela transversalidade de uma cidade  lúdica, educativa, criativa, leitora e  acessível para as crianças, como elemento parte do processo de humanização e emancipação que realizamos esta atividade”, destaca Alexandre Lucas, coordenador da Mostra do Brincar.

No contexto atual, percebe-se cada vez mais que as cidades negam o direito de participação social na definição das suas diretrizes e na sua construção arquitetônica e urbanística. Ampliam-se o asfaltamento e com ele, a velocidade, a temperatura ambiental e os riscos para as crianças. A arborização urbana vai sendo eliminada e com isso vão  sendo reduzidos os espaços de sombreamento e de convivência. As praças, em especial, as periféricas, vão sendo abandonadas e pensados fora das realidades locais e do contexto das crianças.     


Programação:

O evento acontecerá nos canais do Youtube e Facebook da Secult-CE, Theatro José de Alencar e do Coletivo Camaradas. Durante a programação, você poderá conferir  web-debates com profissionais das áreas da pedagogia, artes, direito, educação física, geografia, administração, arquitetura, urbanismo e ativistas comunitários discutindo sobre temas relacionados ao “brincar e o direito à cidade”, além de apresentações artísticas e oficinas.

No dia 20/08, a programação de abertura contará com web-debates voltados para a discussão sobre o brincar, a acessibilidade e o direito à cidade.
No dia 21/08, os web-debates serão voltados para as políticas culturais para a infância e a ocupação do espaço urbano. No dia 22/08, é hora de uma oficina de brinquedos e de um web-debate voltado para infância e o cineclubismo no Cariri. Por fim, no dia 23/08, encerrando o evento, é o momento da roda de histórias!

Para mais informações, acesse: https://www.secult.ce.gov.br/

Últimas notícias