quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Brejo Santo inaugura Museu Municipal


Nesta quinta-feira (6), no município de Brejo Santo, aconteceu a inauguração do Museu Municipal Marineusa Santana Basílio Leite. Um equipamento cultural que marca as comemorações alusivas dos 130 Anos de Emancipação Política de Brejo Santo. Um espaço de salvaguarda da história e da memória municipal. O museu fica localizado na Praça Padre Cícero, em frente ao Ginásio Welingtão.

A inauguração foi simbólica, seguindo as recomendações sanitárias e contou com a presença do deputado Guilherme Landim, da prefeita Teresa Landim e vice Bosco Sampaio, do Secretário de Cultura David Júnior, do idealizador, curador e ex-secretário de Cultura Vereador Miran Basílio a presidente da Câmara Carmem Martins, demais secretários e vereadores.

Para a prefeita Teresa Landim, o o museu é uma forma de eternizar legados e histórias dos brejo-santenses. "É com muita honra que entregamos o primeiro Museu de Brejo Santo. Cultura é vida, é história. É uma forma de eternizar legados de grandes homens e mulheres, a exemplo da educadora Marineusa Santana Basílio Leite, que recebe esta justa e singela homenagem. Este mês, Brejo Santo celebra 130 anos de muita história, desafios e superações. Brejo Santo é terra de homens e mulheres determinados e inteligentes, então nada mais justo do que no mês do seu aniversário, presentearmos nossa sociedade, com esse importante espaço", concluiu a prefeita..


O secretário de Cultura David Júnior afirma que é uma obra que representa muito para o município. "Neste ano que comemoramos 130 anos de emancipação política, Brejo Santo entrega a população seu Museu Municipal, que carrega o nome da grandiosa historiadora, Marineusa Santana Basílio Leite, uma mulher que se dedicou a vida inteira a cultura, a arte e educação do nosso município", concluiu o Secretário.

O idealizador, curador e ex-secretário de Cultura Vereador Miran Basílio, destaca a importância do equipamento. "Hoje é um dia inusitado para Brejo Santo, onde a cultura está de parabéns, com a grande aquisição do Museu Municipal de Brejo Santo, denominado da grande amante da cultura, historiadora Marineusa Santana Basílio. Muito foram os trabalhos e visitas, dias incansáveis de muito trabalho. Me sinto muito feliz'', concluiu o vereador.

(As informações são do blog do Mateus Silva)

Últimas notícias