sexta-feira, 10 de julho de 2020

Testagens em Juazeiro do Norte atingem quase 17 mil pessoas


Com a ampliação das testagens rápidas em Juazeiro do Norte, a cidade chega a quase 17 mil pessoas alcançadas pelos exames, segundo a Secretaria de Saúde. O que representa cerca de 7% da população.

Desde que foram ampliadas as testagens na cidade, por conta da grande demanda nos últimos dias, houve maior descentralização dos serviços. Tanto a Unidade Sentinela, que funciona todos os dias realizando os atendimentos como as unidades de testagens rápidas nos bairros Franciscanos, Limoeiro, Socorro e Frei Damião, estão realizando os exames, envolvendo centenas de profissionais de saúde, que fazem o trabalho de orientação e monitoramento daquelas pessoas que passaram pelos testes.

Desde o último final de semana que as testagens passaram a acontecer nas localidades da zona rural, iniciando no sítio Taquari. Na terça-feira, 7, foram atendidos os moradores do Sítio Carás do Umari, seguindo a programação no sítio Leite, sítio Novo, Palmeirinha e sítio São Gonçalo. Nesta quinta-feira, foram atendidos os moradores do sítio Gavião e Sítio Sabiá. Nesta sexta-feira, as testagens acontecem no sítio Junco. Nas comunidades, esse trabalho está sendo realizado por meio da parceria das secretarias de Saúde e Segurança Pública e Cidadania do Município.

Para fazer o teste rápido é preciso estar pelo menos no 8º dia do início dos sintomas da Covid-19, como febre, tosse seca e cansaço. No caso de não haver sintomas, a indicação é a partir do 8º dia do contato em domicílio com um caso positivo. É necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.

Até a tarde desta quinta-feira (09), o Município notificou 16.966 pacientes, dos quais 09 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 11.794 casos descartados e 5.163 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados há 77 hospitalizados, 2.695 em isolamento domiciliar, 2.255 que já estão recuperados, e 136 óbitos.

A ampliação da realização de testes rápidos tem possibilitado detectar mais pessoas infectadas, o que viabiliza as orientações quanto ao isolamento domiciliar e quanto ao tratamento adequado à necessidade de cada caso.

Os atendimentos dos casos suspeitos e confirmados foram descentralizados para as Unidades Básicas de Saúde, e os leitos para internamento foram ampliados com a implantação da Unidade de Combate ao Covid-19, com 32 leitos, e do Hospital de Campanha, com 80 leitos, sendo 6 deles semi intensivos.

A Prefeitura Municipal segue desenvolvendo as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus, alinhada com as medidas do Governo do Estado do Ceará, e reforça junto à população a necessidade do isolamento social mais rígido, bem como da adoção de todas as medidas preventivas para conter a disseminação da doença.

Últimas notícias