quarta-feira, 15 de julho de 2020

Brejo Santo está entre os dez municípios brasileiros com melhor qualidade do Ensino Fundamental, segundo o Banco Mundial*


Em relatório técnico apresentado nesta semana, o Banco Mundial destaca 20 municípios brasileiros com melhor qualidade de ensino fundamental. Dez deles são cearenses. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Bási​ca (Ideb) de 2017 e apresentam os maiores valores contabilizados desde a existência da ferramenta, em 2005.

Brejo Santo aparece entre os mais bem avaliados, com nota próxima a 8 numa escala de zero a dez. É o único município do Cariri a figurar na lista. Frecheirinha, Coreaú e Meruoca também recebem notas próximas a 8. Entre os índices 8 e 9, estão as cidades de Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Ararendá e Jijoca de Jericoacoara. Sobral é o município com maior nota no índice: 9,1.

"Esse resultado é fruto de muito esforço dos professores do nosso município, que receberam investimento em formação continuada e fazem parte de uma política de valorização integrada da educação, que conta também com estímulo à participação dos pais na vida dos estudantes e diálogo com os gestores. Iniciamos esse trabalho ainda no período em que fui prefeito e agora, com a prefeita Teresa, ele tem continuidade, fazendo Brejo Santo se destacar nacionalmente como um município que trata a educação com a devida prioridade", destaca o deputado Guilherme Landim.

Ele também aponta os dados do relatório que colocam o Ceará em primeiro lugar quando os dados do Ideb são normalizados com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): "Isso prova que o reconhecimento da qualidade do ensino público no Ceará é fruto de vontade política. Mostra que o investimento feito na área, ainda no governo Cid, recebe continuidade com o trabalho do governador Camilo Santana e faz a diferença na vida de milhares de crianças e jovens que saem da escola um pouco mais preparados para os desafios da vida e do mercado de trabalho. Isso importa mais que qualquer índice", afirma.

Últimas notícias