Banner Governo do Estado

RADIO

terça-feira, 14 de julho de 2020

Audic Mota propõe recebimento remoto de receitas médicas por farmácias e drogarias durante pandemia


Projeto de lei apresentado pelo deputado Audic Mota (PSB) institui o recebimento remoto de receitas médicas por farmácias e drogarias, enquanto durar o estado de calamidade pública no Ceará, decretado em decorrência da pandemia de Covid-19.

A proposta prevê que a receita de medicamentos será recebida pelo sítio eletrônico do estabelecimento ou da respectiva rede de farmácia ou drogaria; por endereço eletrônico de e-mail; aplicativo de WhatsApp; aplicativos próprios ou outro meio   disponibilizado pela empresa.

No caso dos medicamentos controlados e de antimicrobianos, será exigida assinatura eletrônica do médico, gerada por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP.

Audic Mota justifica a iniciativa diante do período de vulnerabilidade social e econômica, a exigir do Poder  Público decisões emergenciais e efetivas. “Isso envolve medidas de ordem prática, como evitar aglomerações. Ao receber receitas médicas, de forma digital, as quais deverão respeitar as regras da legislação federal, protege-se o consumidor de possíveis contágios ocasionados por sua presença física nas farmácias”, explica o parlamentar.

Últimas notícias