segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Programa de Aração de Terras (PROARA 2020) será lançado hoje, em Crato


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), lança hoje, 02, o Programa de Aração de Terras (PROARA 2020), às 8h, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Crato, à Rua Pedro II, nº 56.

O PROARA objetiva beneficiar cerca de 500 famílias de pequenos produtores, agricultores familiares rurais com a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural do Crato, visando facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumentar a produção agrícola, bem como promover a melhoria da geração de renda no município. Visa proporcionar condições favoráveis a produção agrícola com incentivo a diversificação das culturas, como: arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum; dentre outras.

O programa irá contratar tratores para realizar a aração da terra, aumentando assim a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas, como as queimadas, preservando o meio ambiente.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, inicialmente é realizado o cadastro dos pequenos produtores, por técnicos da própria secretaria ou ainda diretamente nos distritos, em locais e horários pré-definidos. O serviço de gradagem das terras será ofertado pela gestão municipal, sem custo para o agricultor, com limites de 0,1 a 0,2 hectares por beneficiário, ou seja, até 6,3 tarefas.

"Este ano pretendemos contratar quatro tratores para trabalhar nas propriedades rurais, arando 300 hectares de terras, totalizando (990 tarefas), beneficiando cerca de 500 famílias de produtores/agricultores rurais com um investimento da ordem de R$ 72.532,52 reais, distribuídos nos seguintes distritos e comunidades: Brejo dos Muniz; Sítio São José; Santa Rosa; Santa Fé; Monte Alverne; Ponta da Serra; Dom Quintino; Campo Alegre; Belmonte; Bela Vista; Baixio das Palmeiras", explica Freires.

A ação acontece a cada início de ano e se integra a outros programas que visam promover a agricultura, dando melhores condições de trabalho e dignidade para o homem e para a mulher do campo, a exemplo do Garantia Safra e do Programa Hora de Plantar.

São beneficiários do PROARA, pequenos produtores, agricultores familiares rurais, preferencialmente detentores de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e/ou que se enquadrem na mesma.

"Este ano, o PROARA atendeu cerca de 150 famílias e em um total de 237 tarefas de terras aradadas e foram investidos R$ 42.532,52", pontuou o secretário.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias