quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Empresa Aena Brasil se reúne com gestão municipal e assumirá aeroporto a partir de janeiro de 2020


Representantes da empresa concessionária Aena Desarrollo Internacional Brasil – Aena Brasil, do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 18, com integrantes da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e o engenheiro mecânico aeronáutico, José Roberto Celestino.

A concessionária arrematou o equipamento em leilão, realizado no em março deste ano, e mais cinco aeroportos do bloco Nordeste por R$ 1,9 bilhão. O leilão, em março deste ano, contou com a presença do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, que ressaltou a necessidade de modernização e novos investimentos para o aeroporto em Juazeiro do Norte.

A partir de meados janeiro deste ano, o equipamento começa a ser administrado pela empresa europeia, realizando inicialmente melhorias na área do terminal, com a reforma da bateria de banheiros, e algumas adequações iniciais.
Durante 36 meses serão realizadas diversas reformas, que incluem desde a ampliação do terminal, à melhorias no estacionamento. No primeiro momento serão priorizadas as adequações internas consideradas mais urgentes.

A administração Municipal ao receber as representantes da Aena, a advogada Simone Paschoal, e a engenheira de infraestrutura, Luciane Netto Rigoni, destacou inicialmente relevância do mercado no qual o aeroporto se insere, sendo nítida a necessidade de que haja mais investimentos, do ponto de vista técnico operacional e de infraestrutura no local.

Investimentos em Infraestrutura

O Engenheiro Mecânico da Aeronáutica, Roberto Celestino, destacou inicialmente a questão relacionados à infraestrutura
 do Aeroporto, além das conquistas para que aeronaves de maior porte pudessem operar. Para isso, ressaltou o apoio da gestão pública municipal e do setor privado, realizados nos últimos anos, além dos investimentos federal e estadual. Mesmo assim, ainda não suficientes para atender todas as exigências relacionadas a plena condição de tráfego aéreo mais amplo.

O engenheiro apresentou números relacionado ao potencial do aeroporto, o crescimento, ano passado registrando movimentação de 563.895 passageiros. Ele destacou dados relacionados ao PIB de Juazeiro do Norte, sempre relevantes e acima da média nacional, entre outros índices, voltados ao potencial crescente da cidade. O empresário ainda ressaltou a necessidade de investimentos, tendo em vista o potencial que Juazeiro do Norte representa. Chega, por exemplo, a ter uma movimentação superior quatro vezes ao aeroporto de Campina Grande, na Paraíba.

A nova empresa, que assume entre 10 e 15 de janeiro de 2020, estará administrando o terminal por 30 anos, e o período de troca de chaves será entre 10 e 15 de janeiro. Foi criado o comitê de transição, para o processo de mudança, como a Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e Infraero.

No Brasil são seis aeroportos administrados pela empresa espanhola atualmente. É a primeira empresa aeroportuária em quantidade de passageiros do mundo. As representantes da Aena ressaltaram que durante as próximas três décadas, a empresa vai adequar a infraestrutura para que possa atender da melhor forma possível os usuários. Com a concessão, a Aena Brasil passa a ser responsável pela ampliação, manutenção e exploração do equipamento. A empresa conta atualmente com 71 aeroportos no mundo, seis deles no Brasil.

Roteiro de Turismo

O secretário de turismo e Romaria, Júnior Feitosa, ressaltou a importância dos novos investimentos que têm ocorrido no contexto do desenvolvimento turístico da cidade, destacando que em breve haverá o lançamento do roteiro turístico do Cariri incluindo rotas como o caminho das águas, Geopark Araripe, cultura, natureza e religioso, enfatizando a riqueza existente na região, que a cada ano atrai mais visitantes, inclusive aumentando a demanda no aeroporto.

Potencial econômico

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, ressaltou as potencialidades existentes no Município e os avanços vivenciados nos últimos anos, se configurando atualmente com uma das 10 cidades do Nordeste que mais recebem investimentos do setor público. Ele citou desde o aumento no potencial de consumo de 12,5%, além de estar no segundo lugar no índice de desenvolvimento econômico do Ceará. Juazeiro hoje está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se fazer negócios.  O secretário apresentou outras conquistas importantes como o Primeiro Plano Diretor de Tecnologia de Cidade Inteligente de Juazeiro do Norte, além da Parceria Público-Privada (PPP) Multisserviços de Smartt City.

A reunião contou com a presença do Procurador do Município, Micael François, o secretário de Finanças, Evaldo Soares, o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, o secretário de Infraestrutura, Isaac Daniel, a secretária Executiva de Infraestrutura, Zoia Ayres Moura, o superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), Sidney Kal-Rais, além da condução do engenheiro e empresários José Roberto Celestino, por solicitação do Prefeito Arnon Bezerra.

(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias