quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Guimarães, André Figueiredo, Cid e Tasso estão entre os 100 mais influentes no Congresso, aponta pesquisa do DIAP


A pesquisa “Os cabeças do Congresso Nacional”, feita pelo departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que desde de 1983 atua no Legislativo, mostra que em 2019 dos 100 políticos mais influentes em Brasília, quatro são cearenses. Os senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) e os deputados federais André Figueiredo (PDT-CE) e José Guimarães.

Dos quatro, apenas Cid Gomes é novato no Congresso. Mesmo assim, já aparece na lista no primeiro ano de mandato.

O senador Cid Gomes ganhou destaque como debatedor e pela presença constante na tribuna discutindo os temas de interesse nacional. Outro ponto da atuação parlamentar do senador a ganhar destaque foi a prioridade dada aos temas relacionados com à educação, como a relatoria das propostas de emenda à constituição (PECs) 18/2018 e 19/2017, a primeira que assegura a educação básica gratuita em escolas públicas e privadas e a segunda que proíbe o Poder Executivo de baixar medidas provisórias que afetem as diretrizes e bases da educação.

Cid Gomes teve ainda papel relevante na construção do consenso em torno das emendas de bancada para o Ceará, num total de R$ 248 milhões, e foi relator da PEC que distribuiu recursos do leilão do pré-sal com estados e municípios.

Últimas notícias