quarta-feira, 3 de abril de 2019

Uma Alternativa de Gestão surge no cenário da URCA


Aproximando-se a consulta para Reitor e Vice-Reitor da URCA, dois professores despontam como alternativas de gestão e prometem agitar o cenário da disputa local. São os professores Egberto Melo, ex pró-reitor de Graduação da Universidade e Jahyra Pequeno, professora do curso de Direito da URCA, chefe de departamento e ativista dos direitos humanos.

Egberto Melo preferiu se desvincular da administração para apresentar um outro projeto de gestão. Professor há mais de 30 anos, tendo lecionado em universidades, escolas públicas e privadas do Estado, Egberto Melo está na URCA desde 2011. O professor tem larga experiência na educação tendo feito doutorado na área. Atuou em programas de fomento às licenciaturas, coordenou projetos de inclusão, como a implantação do nome social na URCA, fundou o primeiro núcleo de acessibilidade dentro da Universidade, o NUARC. Tais elementos têm sido algumas de suas bandeiras fortes.

 A professora Jahyra Pequeno, apresenta uma longa história de vínculo com a universidade, sendo filha da professora Ivone Pequeno, uma das fundadoras da URCA. No curso de Direito, atuou por duas vezes como chefe do departamento e, juntamente com outras professoras, atuou para a criação da monografia do curso de Direito, o que possibilitou um salto significativo da pesquisa. Tem dois livros organizados na área de Direitos Humanos na qual atua. Fez parte da Comissão de Direitos Humanos na OAB e hoje atua no campo dos Direitos Culturais. Mestre e doutoranda em Direito Constitucional.

Os professores defendem a construção de um outro projeto de gestão pautado da modernização, planejamento, inclusão e inovação tecnológica capazes de colocar a URCA em pé de igualdade com as grandes instituições do Nordeste. Apontando para pressupostos de pluralidade, inclusão e a afirmação do princípio democrática no espaço acadêmico, defendem a ideia de uma Universidade humanizada.

Últimas notícias