sexta-feira, 5 de abril de 2019

Mudanças na educação brasileira são prioridade para Heitor Freire


O deputado federal Heitor Freire (PSL/CE) pretende lutar por mudanças na educação brasileira. Uma delas diz respeito à escolha dos reitores das universidades federais, que hoje é feita por uma lista tríplice indicada pela própria universidade. “Essa é uma escolha absurda. As universidades públicas deveriam ser espaço de livre pensamento, mas hoje são ocupadas por uma única ideologia, de esquerda, cujo objetivo sempre foi suprimir qualquer forma diferente de pensar”, argumenta o deputado.

A alteração solicitada diz respeito à Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, para regulamentar o processo de escolha de dirigentes universitários. “Quero que o Presidente da República tenha a plena prerrogativa de escolha de reitores e vice-reitores das universidades públicas federais, desde que os escolhidos estejam nos níveis mais elevados da carreira e que possuam o título de doutor”, ressalta.

Paulo Freire
Outra iniciativa de Heitor Freire no âmbito da educação diz respeito ao Projeto de lei para revogação da Lei nº 12.612, de 13 de abril 2012, que torna o pedagogo Paulo Freire patrono da educação brasileira. O deputado argumenta que essa foi uma imposição da agenda marxista pelo movimento de esquerda: “Definir Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira representou a verdadeira supressão de um pensamento plural, essencial para a formação de pessoas e indispensável para o ambiente educacional”, ressalta.

“Além disso, a teoria de Paulo Freire é o oposto da forma tradicional de educar. Ele instituiu o método sócioconstrutivista e marxista crítico, em que o aluno deve quebrar a posição superior do mestre, questionando-o, celebrando a reversão, indisciplina e insubordinação do aluno perante o professor, não podemos mais aceitar tais diretrizes”, pontua o parlamentar. Segundo ele, isso pode ser facilmente verificado pela péssima situação da educação brasileira nos tempos modernos. “A adoção dessa plataforma esquerdista de ensino é o principal motivo de hoje acompanharmos resultados cada vez mais catastróficos da educação”, conclui.

Homeschooling

Outra prerrogativa defendida por Heitor Freire para a educação brasileira é a regulamentação do ensino domiciliar, também conhecido como homeschooling. O deputado, inclusive, esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Homeschooling, na última segunda-feira (01) na Câmara dos Deputados. “Participei do evento e defendo essa causa por acreditar na educação domiciliar. Quero que as famílias sejam amparadas pela lei para terem a liberdade de educarem seus filhos da maneira que acreditam ser a melhor. Ninguém melhor que os pais para saber o que é melhor para seus filhos”, argumenta. O Homeschooling é uma pauta apoiada por Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Últimas notícias