O prefeito Evandro Leitão apresentou os destaques da mobilidade urbana de Fortaleza e o trabalho desenvolvido rumo à transição da matriz energética em plenária realizada na manhã desta terça-feira (4/11), no Rio de Janeiro, como parte da programação da Cúpula de Mundial de Prefeitos da C40 e Fórum de Líderes Locais da COP30. Evento desta terça-feira (3/11) faz parte da programação da Cúpula de Mundial de Prefeitos da C40 e Fórum de Líderes Locais da COP30
Ele participou do painel Mobilidade Urbana: decisões com dados, como parte da programação organizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Na ocasião, foram apresentados detalhes do Banco Nacional de Dados em Mobilidade Urbana, iniciativa na FNP em parceria com o Ministério das Cidades que busca padronizar dados da mobilidade em uma plataforma única, facilitando a tomada de decisões.
A capital cearense é uma das 14 cidades participantes do projeto piloto. “Fortaleza é referência em mobilidade urbana desde a implementação dos terminais integrados, nos anos 1990. Hoje temos a nossa própria base de dados, um sistema de integração entre diferentes modais que também é destaque, mas precisamos progredir, especialmente na transição da matriz energética ”, enumerou o prefeito.
Ele colocou ainda as equipes da Prefeitura à disposição da FNP para a melhoria do Banco Nacional de Dados em Mobilidade Urbana.
Demais agendas
Evandro Leitão também acompanhou as apresentações realizadas pelo governador Elmano de Freitas na programação e participou de encontros para reforçar a parceria com a Bloomberg Philanthropies, que apoia ações em Fortaleza em várias áreas; com a equipe da C40, celebrando a recente adesão de Fortaleza à rede global de cidades que desenvolvem ações de sustentabilidade climática; e com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e o Fundo Global de Desenvolvimento de Cidades, para alavancar recursos e investimentos para a Capital cearense.
