terça-feira, 11 de novembro de 2025

Leo Couto, Evandro Leitão e Elmano apresentam ações de Fortaleza e do Ceará na COP30 para enfrentar crise climática


O presidente da Câmara de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto, o prefeito Evandro Leitão e o governador Elmano participam, nesta terça-feira (11), da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada em Belém (PA).

Os representantes do Legislativo Municipal e do Executivo Estadual e Municipal apresentam as principais iniciativas desenvolvidas em Fortaleza e no Ceará para enfrentar os efeitos da crise climática e promover um futuro mais sustentável. 

Durante o evento, o prefeito lançou o Observatório de Riscos Climáticos de Fortaleza, ferramenta inédita de monitoramento voltada especialmente para áreas vulneráveis da cidade. O objetivo é orientar ações preventivas e garantir respostas rápidas a eventos extremos, como enchentes e ondas de calor. 

Já o presidente da CMFor apresentou as ações do Legislativo Municipal voltadas à redução da pegada de carbono do Parlamento, em diálogos com instituições públicas e privadas presentes na COP30. Na Zona Verde (Green Zone), Leo Couto também conheceu inovações de diferentes setores voltadas à eficiência e à sustentabilidade das administrações públicas.

Em pouco mais de cinco meses de operação da plataforma CMFor360, a Câmara de Fortaleza reduziu em 95% o uso de papel nos processos legislativos. Segundo o Núcleo de Sustentabilidade da Casa, isso representa uma economia de cerca de 10 toneladas de papel, o equivalente à preservação estimada de até 250 árvores por ano.

“A tecnologia tem sido uma grande aliada na construção de um Parlamento mais sustentável. Nosso compromisso é com o futuro de Fortaleza, do meio ambiente e das próximas gerações”, destacou Leo Couto.

A CMFor também avança em outras frentes sustentáveis, como a instalação de placas de energia solar em sua sede e a realização do primeiro evento “carbono zero” do Legislativo Municipal — o Fórum de Sustentabilidade e Inovação no Parlamento de Fortaleza, certificado por suas medidas de compensação de gases de efeito estufa.

Assista a fala de Léo Couto aqui:



Últimas notícias