quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Dummar Ribeiro toma posse na Câmara de Fortaleza
O suplente de vereador Dummar Ribeiro (DC) tomou posse nesta quarta-feira (05), na Câmara de Fortaleza, em razão da licença médica de 120 dias concedida à vereadora Carla Ibiapina (DC). A cerimônia foi realizada no Plenário Fausto Arruda e conduzida pelo vice-presidente Adail Jr. (PDT), que desejou as boas-vindas ao parlamentar.
Durante o ato, Dummar leu o juramento, assinou o termo de posse e agradeceu a todos os presentes, amigos, familiares e parlamentares.
“Estou assumindo esta Casa, exercendo o mandato pela terceira vez como suplente e queria agradecer primeiramente a Deus, a minha família, todos os meus amigos, e todos os meus eleitores que confiaram no nosso trabalho. Também registrar a presença do Dr. Acilon e agradecer ao Dr. Bruno, que não pode estar presente mas fez questão de me ligar, ao meu amigo e irmão Robson Leite, presidente do DC, e por fim a todos os amigos aqui vieram nos prestigiar”, afirmou.
Com longa trajetória no Parlamento, Dummar destacou a emoção de reassumir o mandato e o acolhimento recebido pelos colegas.
“Sempre que a gente assume é uma emoção. Mas, como já conheço a Casa, pra mim não foi muita novidade, a não ser a receptividade dos amigos. Fiquei muito surpreso e feliz com o carinho e o reconhecimento dos parlamentares”, afirmou.
O vereador reforçou que pretende continuar atuando nas áreas que já defende, com foco especial na população idosa.
“Tenho uma bandeira de trabalhar pelos idosos, mas também não posso deixar o esporte de lado, porque é uma área pela qual tenho muito zelo. Vamos dar continuidade ao trabalho nas comunidades e apresentar projetos voltados à terceira idade”, afirmou.
Sobre o momento atual da Câmara, que discute a votação do orçamento municipal, Dummar ressaltou o compromisso com a responsabilidade fiscal e o desenvolvimento da cidade.
“Vamos analisar o orçamento junto às comissões. Votar um bom orçamento é fundamental, porque a cidade ainda precisa de muita coisa, e isso só é possível se houver recursos. Nossa responsabilidade é votar com consciência e fiscalizar como o dinheiro será aplicado”, finalizou.
Perfil
Francisco Dummar Ribeiro Lima nasceu no dia 01 de novembro de 1956 em Morada Nova (CE). Ainda criança mudou-se para Fortaleza, onde em 1989 casou-se com Helida Thommeny Ribeiro. É pai do 1º Tenente da Polícia Militar Dummar Thomeny Ribeiro e do estudante Fabrycio Thomeny Ribeiro. Possui graduação tecnológica em Processos Gerenciais pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). É Perito Criminal Adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), e atuou no setor de identificação do Vapt Vupt da Messejana.
Na década de 90 foi presidente da Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras (AMJO), lugar onde iniciou e desenvolveu um trabalho comunitário em que havia gratuidade em atividades como cursos de capacitação e práticas esportivas (escolinhas e campeonatos organizados).
Em 2000, Dummar foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza, sendo reeleito em 2016, tendo assim a oportunidade de apresentar e aprovar leis que favoreceram a população. Nas eleições de 2024, Dummar ficou na primeira suplência do partido Democracia Cristã, com 3.304 votos.
