Moradores da Regional 2 disporão dos serviços ofertados por mais de 15 órgãos até sábado (13). Evento contará com uma feira de empreendedores da comunidade, espaços para recreação infantil, stand do SANA para promoção da cultura geek e atrações culturais_
A Câmara de Fortaleza (CMFor) inicia, nesta sexta-feira (12), o mutirão de serviços gratuitos do programa Nossa Casa é de Todos, que visa contemplar a população do bairro Cais do Porto e de comunidades vizinhas, na Regional 2. A ação será realizada das 13h às 20h, no calçadão da orla da Rua Pontamar, próximo ao número 555, em frente à União de Jovens Vicente Pinzon (UJVP).
Mais de 15 órgãos parceiros estarão presentes, oferecendo atendimentos como emissão de documentos, serviços de saúde, vacinação, orientações jurídicas e previdenciárias, além de cadastros em programas sociais. Haverá ainda espaços dedicados ao público infantil, sensorial e pet, feira de economia criativa com empreendedores locais, além de atrações culturais.
Para o vereador Leo Couto, a iniciativa fortalece o compromisso do Legislativo Municipal com a população, levando serviços da Casa do Povo e de órgãos parceiros para a comunidade.
"O Programa Nossa Casa é de Todos nasceu com esse propósito: aproximar o Legislativo da população, garantindo não apenas a presença do Parlamento nos bairros, mas também a oferta de serviços essenciais para melhorar a vida dos fortalezenses. Por isso, promover ações cidadãs faz parte do nosso papel", ressaltou.
Plenária nos bairros
Na quinta-feira (11), o programa foi oficialmente iniciado com a realização de uma sessão plenária da Câmara no bairro, no auditório da Escola EMTI Vereador Alberto Gomes de Queiroz, também no Cais do Porto. Foi a primeira vez, em mais de uma década, que o Legislativo retomou a prática de realizar sessão ordinária fora da sede, aproximando ainda mais o Parlamento da comunidade.
Serviços gratuitos para a população
Mais de 15 órgãos parceiros estarão reunidos no local, oferecendo desde a emissão de documentos até atendimentos de saúde e orientação jurídica. Entre os serviços disponíveis estão:
Documentação: emissão da Carteira de Identidade Nacional, CPF, Carteira de Trabalho Digital, Título de Eleitor, Bilhete Único, Carteira de Estudante, Cartão do Idoso, entre outros.
Saúde: vacinação, aferição de pressão arterial, ações educativas sobre arboviroses, além de consultas e vacinação animal.
Orientação jurídica: atendimentos da Defensoria Pública e da Procuradoria da Mulher da CMFor.
Atendimento ao consumidor e benefícios: serviços da Enel, Cagece, INSS (Prevmóvel) e orientações do Cadastro Único.
Meio ambiente: distribuição de mudas pela URBFOR.
Orientação ao crédito: atendimento do Crediamigo (BNB).
Também haverá espaços voltados para o público infantil, jovens e famílias, como o Espaço Kids, Espaço Pet e o Espaço Sensorial Evoluir, além do stand do Sana, com cosplay, games, batalhas de rima e oficinas de robótica sustentável.
Os serviços serão ofertados nesta sexta (12), de 13h às 17h, e no sábado, de 8h às 12h. Haverá distribuição de senhas por ordem de chegada.
Cultura e economia criativa
A programação se estende com a Feira da Economia Criativa, reunindo empreendedores locais na venda de alimentos, roupas e produtos artesanais. O momento será acompanhado de shows musicais com Amor de Cristal (Forró de Favela), Danyel Vasconcelos (Sertanejo) e atrações locais, que iniciam a partir das 16h e vão até às 20h.
No sábado (13), a programação segue das 8h às 12h, com a apresentação de Pedrinho Ordep (Swingueira).