Em mais uma ação que beneficiará milhares de cearenses, União e Estado realizaram a entrega de 23 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e 17 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Ceará. A cerimônia, que contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta sexta-feira (5). Os veículos representam mais de R$ 13,7 milhões em investimento e vão beneficiar diretamente a população de 40 municípios, somando os dois serviços.
Ao discursar, Elmano destacou o papel do Samu, que só nos últimos anos já realizou mais de 270 mil atendimentos. “Nós estamos renovando a frota , o que é muito significativo para o serviço que o Samu tem, de atendimento ao povo cearense. O trabalho que esses profissionais fazem salva vida de muita gente”.Ele ainda agradeceu às parcerias com o Governo Federal, pelos investimentos no estado, e aos prefeitos presentes que também investem, em média, cerca de 30% dos seus orçamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). “A gente tem que agradecer muito. O povo cearense é muito grato ao presidente Lula, porque o que nós estamos realizando no Ceará é realmente estruturar uma rede pública de saúde para atender o nosso povo”.
Com relação às UOMs, Elmano ressaltou que os veículos irão onde o povo mais simples estiver. “Nós estamos aqui com unidades odontológicas móveis, que vão nos distritos, onde está o povo mais simples e fazem o tratamento desse povo para a saúde bucal. Mas não é só o aspecto da saúde, é o aspecto da autoestima, da pessoa voltar a sorrir e não ter vergonha de sorrir, ao contrário, ter o orgulho de sorrir”.
Mais de R$ 8,7 milhões foram destinados ao fortalecimento da política de atenção básica e preventiva, compondo o programa Brasil Sorridente. “Tudo o que pudermos fazer nós vamos fazer para apoiar o Governo do Estado nessa reestruturação, nesse aprimoramento, nessa ampliação do atendimento à saúde do povo do Ceará”, disse o ministro Alexandre Padilha.
Leia mais em https://www.ceara.gov.br